Quase metade de todas as mortes por câncer estão ligadas a fatores evitáveis, segundo um novo estudo. A alimentação é um dos mais importantes
Projeções indicam um avanço preocupante da doença nas próximas décadas, especialmente em países com menos recursos
Em 2050, o mundo deve registrar 30,5 milhões de novos casos de câncer e 18,6 milhões de mortes causadas pela doença, representando um aumento de 75% em relação a 2024. Os dados fazem parte do mais recente estudo global sobre a Carga Mundial de Doenças, publicado na revista The Lancet.
Apesar dos avanços significativos na detecção, prevenção e tratamento do câncer nas últimas décadas, entre 1990 e 2023 houve também um rápido aumento tanto no número de novos diagnósticos quanto de mortes associadas à doença. O crescimento e o envelhecimento da população mundial estão entre os principais fatores que explicam essa tendência.
Os pesquisadores estimam que 42% das 10,4 milhões de mortes por câncer registradas em 2023 estejam relacionadas a 44 fatores de risco modificáveis, como tabagismo, poluição do ar, relações sexuais desprotegidas, riscos ocupacionais e alimentação pouco saudável.
Além disso, a maior parte desse aumento deve ocorrer em países de baixa e média renda, onde as taxas de novos casos vêm crescendo de forma acentuada desde 1990, o que evidencia uma expansão desproporcional da doença em regiões com menos recursos, tendência que deve se intensificar nos próximos anos.
...
Veja também
Tabagismo: o que é, causas e como parar de fumar
Câncer: sintomas, causas e se tem cura
Esses sintomas podem indicar que seu fígado precisa de cirurgia