Quase 60 anos atrás, este psicólogo descobriu a regra 7-38-55: algumas palavras para uma inteligência emocional excepcional
Linguagem corporal e escuta ativa são essenciais para uma comunicação assertiva
Em 1967, Albert Mehrabian, professor emérito de psicologia na Universidade da Califórnia, publicou dois artigos examinando como as palavras, o tom e a linguagem corporal entram em jogo quando nos comunicamos. Algum tempo depois, Mehrabian publicou um livro intitulado Mensagens Silenciosas, no qual detalhou o que seria conhecido como a regra "7-38-55 ".
Segundo o autor, apenas 7% do potencial da comunicação está nas palavras, enquanto 38% da mensagem é transmitida pelo tom de voz e 55% pela linguagem corporal. Interessante, não é? Só há um problema: a maioria dos profissionais de comunicação tem entendido mal a produtividade durante todo esse tempo.
Leia também: O que falar com as mãos atrás das costas diz sobre você de acordo com a psicologia
O problema com a regra 7-38-55
É comum que muitos artigos online mencionem que essa regra pode ajudar você a ter sucesso em entrevistas de emprego ou negociações com clientes. No entanto, um artigo na Inc. explica que os experimentos de Mehrabian não eram sobre argumentos de vendas ou entrevistas, mas sim sobre situações em que as pessoas falam sobre seus sentimentos e emoções.
Mehrabian observou que "apreço total = 7% de preferência verbal + 38% de preferência vocal + 55% de preferência facial". Além disso, o autor também elaborou outras "equações" que levaram a outros experimentos focados na comunicação de sentimentos e atitudes de gosto-desgosto entre interlocutores.
...
Veja também
Se você tem rolos de papel higiênico vazios, não jogue fora, você tem um tesouro em casa
Pouca gente sabe, mas é para isso que servem os furos nas tampas das panelas