Quando estou com dor de cabeça, não tomo remédio — escuto meu primeiro CD da infância
A nostalgia pode ser uma excelente aliada nos dias de estresse e ansiedade
Algumas pessoas do meu convívio costumam dizer que eu sou uma pessoa bem positiva. Acredito eu que essa resiliência tem uma relação direta com as músicas que escutava quando pequena, em especial, as de Chiquititas Vol. 4 — meu primeiro CD da infância.
Foi ouvindo, incansavelmente, trechos como "Não há só uma verdade, nunca deixes de sonhar" e "Voltar atrás para avançar, hoje é o dia para começar" que criei a percepção de que para tudo tem uma solução.
Recentemente, em um momento de estresse, voltei a escutar esse CD e percebi que ele não me causou apenas um impacto positivo na inteligência emocional, como também gera um efeito de relaxamento quase instantâneo, proporcionando, inclusive, um alívio na dor de cabeça que sentia. A partir disso, fiquei intrigada. Fiz o teste em situações semelhantes e, acredite, o efeito foi o mesmo.
Para entender melhor a razão pela qual isso acontece, o MinhaVida conversou com Edilson José Ferreira, psicólogo do grupo Mantevida, que explicou que isso pode ser mais comum do que se imagina.
Leia também: 10 músicas que ajudam a combater a ansiedade
Como as músicas de infância aliviam as dores de cabeça
Parece não fazer sentido, mas é verdade. Músicas de infância podem ajudar no alívio de dores de cabeça, principalmente as causadas por estresse e ansiedade. E o motivo é bem simples: essas músicas fazem parte de memórias afetivas que, por sua vez, atuam no bem-estar.
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
O que significa quando a pessoa é muito pão-dura, de acordo com a psicologia?
Como pode alguém ser tímido e extrovertido ao mesmo tempo? Essa é a explicação, segundo psicóloga
O que significa deixar a louça acumular com frequência? Essa especialista revela