Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual é o melhor horário para dar comida aos cães?

Os cães possuem um ciclo digestivo que pode ser afetado quando ficam longos períodos sem comer, assim como os humanos. Por isso, é importante que os tutores fiquem atentos à forma correta de alimentar os pets

9 dez 2024 - 14h51
Compartilhar
Exibir comentários

Dar comida aos cães recém-adotados pode representar um desafio para muitos tutores, principalmente aqueles com menos experiência. Assim, garantir que o pet receba uma alimentação equilibrada e nos horários apropriados é fundamental para evitar problemas de saúde como desnutrição ou obesidade. Além dos alimentos, é importante estabelecer um cronograma alimentar que auxilie na adaptação e bem-estar do animal.

É importante que os cães tenham horário para se alimentar
É importante que os cães tenham horário para se alimentar
Foto: depositphotos.com / suratdetboon / Bons Fluidos

Os cães possuem um ciclo digestivo que pode ser afetado quando ficam longos períodos sem comer, assim como os humanos. Estudos indicam que, após oito a dez horas sem alimentação, os cães começam a manifestar sinais de fome. Portanto, oferecer duas refeições diárias, espaçadas de 8 a 12 horas, ajuda a manter o funcionamento saudável do organismo canino.

Quais são os riscos de má alimentação em cães?

Os problemas decorrentes de uma alimentação inadequada vão além da simples variação de peso. Especialistas recomendam que não se deixe o prato cheio de comida durante horas. Isso pode causar problemas de sobrepeso, já que o cachorro pode ficar mastigando durante todo o dia.

O site especializado 'Rovin Food', alerta para as consequências adversas de uma dieta e horários desregulados. Dentre os riscos mais graves, destacam-se:

  • Dilatação gástrica e vólvulo (GDV): Esta condição, conhecida como inchaço, pode evoluir rapidamente e requer atenção veterinária urgente.
  • Torção do estômago: A torção devido ao acúmulo de comida, líquido e ar pode ser fatal se não tratada imediata e corretamente.
  • Vômitos e engasgos: Comer rápido demais pode causar vômitos e aumenta o risco de óbito caso o cão fique muito tempo engasgado.
  • Pneumonia por aspiração: A comida pode, erroneamente, ser aspirada para os pulmões, causando complicações sérias.

Filhotes

Quando falamos de filhotes, os horários mudam. Eles devem fazer um número maior de refeições ao dia que os cães em fase adulta. Especialistas sugerem que os intervalos sejam de três a quatro horas entre uma refeição e outra.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alexandre Rossi Dr Pet (@alexandrerossi_oficial)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade