Preta Gil será homenageada no WME Awards; saiba detalhes
Premiação reconhece carreira, força na música brasileira e engajamento social
A cantora e compositora Preta Gil será homenageada na próxima edição do Women's Music Event Awards (WME Awards), marcada para dezembro. A premiação celebra mulheres que se destacaram na indústria musical e no ativismo social, áreas nas quais Preta construiu uma trajetória de relevância.
Filha de Gilberto Gil, Preta lançou seu primeiro disco em 2003 e desde então consolidou um repertório que mistura pop, samba e MPB. Ao longo da carreira, ela se tornou também voz ativa na defesa da diversidade e dos direitos LGBTQIA+.
O WME Awards já premiou nomes como Elza Soares e Liniker. Segundo a organização, a escolha de Preta reflete sua influência cultural e seu trabalho consistente de combate ao preconceito. Recentemente, a artista enfrentou um tratamento contra o câncer, que a afastou dos palcos por alguns meses, e compartilhou sua jornada com o público, inspirando milhares de seguidores.
Além da música, Preta Gil é empresária, idealizadora do "Bloco da Preta" e engajada em iniciativas de valorização da mulher na cultura. Assim, seu retorno aos shows em 2024 marcou a retomada de sua presença nos festivais e projetos sociais.
Preta Gil faz tratamento contra o câncer
Em 2023, a artista descobriu um câncer no intestino. Atualmente, passa por tratamento nos Estados Unidos. Preta já é velha conhecida dos organizadores. Inclusive, apresentou WME Awards por sete edições consecutivas. Em 2023, estava recém-operada e recebeu calorosos aplausos do público presente.
"Escolher Preta Gil como a homenageada deste ano foi uma decisão que partiu do coração, do carinho profundo e da admiração por tudo o que ela representa para o WME. Essa homenagem é também um reconhecimento do seu impacto poderoso na música, na cultura e na vida de tantas mulheres, inclusive nas nossas", afirma Claudia Assef, jornalista e co-fundadora do WME, ao site F5.
Ver essa foto no Instagram