Por que você sempre volta a engordar: novo estudo revela como funciona o efeito sanfona das dietas
Pesquisadores identificam alterações celulares que explicam a dificuldade em manter resultados após o emagrecimento
Recuperar o peso após emagrecer — o chamado efeito sanfona ou ioiô — é um fenômeno comum entre quem faz dieta e parece nos condenar a um ciclo sem fim. No entanto, a explicação pode ser mais complexa do que simplesmente retomar antigos hábitos alimentares. Um novo estudo publicado na revista Nature sugere que as células do nosso corpo podem "lembrar" da obesidade.
O chamado efeito ioiô costuma ser atribuído às dietas milagrosas, que, por serem extremamente restritivas, levam à recuperação do peso perdido após serem abandonadas — em alguns casos, até com ganho ainda maior.
Tradicionalmente, esse rebote é explicado pela falta de mudança nos hábitos alimentares e na prática de exercícios. Mas agora, evidências indicam que a dificuldade em manter o peso perdido pode estar relacionada a um mecanismo celular.
Um grupo de pesquisadores liderado por Ferdinand von Meyenn, do Grupo de Nutrição e Epigenética Metabólica da Escola Politécnica de Zurique, descobriu que o tecido adiposo preserva uma espécie de "memória" da obesidade por meio de alterações celulares transcricionais e epigenéticas. Essa memória permaneceria ativa mesmo após a perda de peso, aumentando as chances de engordar novamente.
...
Veja também
Obesidade: o que é, graus, diagnóstico e como tratar
Nutricionista dá solução para mulheres magras com gordura abdominal
Essas 5 coisas que muita gente faz todas as manhãs podem estar impedindo você de perder peso