Por que você nunca deve misturar vinagre e bicarbonato de sódio para limpar nada, de acordo com especialistas em química
A combinação desses dois produtos comuns é muito popular, mas não só é ineficaz como também apresenta riscos.
Você provavelmente já ouviu essa dica inúmeras vezes. É bem provável que ela tenha sido usada na sua casa a vida toda, ensinada por sua mãe ou avó. Talvez seja um truque que um vizinho comentou ou que você leu em uma revista ou site. Mas o fato de ser tão comum e usado com frequência não torna o suposto truque de limpeza com bicarbonato de sódio e vinagre mais recomendável — muito pelo contrário. Ele pode até trazer riscos.
Em primeiro lugar, como já explicamos ao falar sobre a desinfecção de alimentos, essa mistura jamais deve ser usada com a ideia de que tem efeito desinfetante, se esse for o objetivo. Os únicos produtos que realmente desinfetam são aqueles desenvolvidos para isso — e apenas os adequados à tarefa, como a água sanitária devidamente diluída, devem ser utilizados em contato com alimentos.
Por mais naturais que sejam o vinagre e o bicarbonato de sódio — ainda que ambos sejam substâncias químicas —, eles não desinfetam nem têm efeito "detox" no corpo se ingeridos (repetindo: desintoxicação, nesse sentido, não existe e é um desperdício de dinheiro). E também não são eficazes para limpeza — pelo menos, não quando usados juntos.
Leia mais: Não limpa e ainda faz mal à saúde: essa mistura de limpeza é um verdadeiro PERIGO!
O que acontece quando você mistura vinagre com bicarbonato de sódio?
...
Veja também
O único lugar onde você pode ser verdadeiramente feliz, segundo o psiquiatra Robert Waldinger