Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Plank Challenge': conheça o método que promete acabar com a barriga e fortalecer o core

A proposta é direta: um cronograma de 30 dias, começando com apenas 20 segundos, vai ajudar no fortalecimento de músculos fundamentais para a sustentação corporal

1 jan 2026 - 19h21
Compartilhar
Exibir comentários

O universo fitness nas redes sociais foi dominado por um movimento que coloca à prova a resistência física e mental: o plank challenge, que promete acabar com a barriga e fortalecer o core. O desafio, que ganhou força global, propõe uma evolução gradual na famosa prancha abdominal. Trata-se de um exercício que, apesar de parecer estático e simples, exige um recrutamento muscular intenso. Além disso, especialistas consideram um dos maiores testes de estabilidade do corpo humano.

Desafio promete acabar com a barriga em 30 dias
Desafio promete acabar com a barriga em 30 dias
Foto: Canva / Bons Fluidos

Plank challenge: conheça o desafio para acabar com a barriga

A iniciativa foi popularizada pelas influenciadoras Linda Morselli e Renata Zanchi. A proposta é direta: um cronograma de 30 dias começando com apenas 20 segundos de sustentação, aumentando o tempo diariamente até atingir a marca de cinco minutos. Assim, a ideia é democratizar o exercício, incentivando desde iniciantes até atletas a manterem a constância no treinamento do core. "Durante 30 dias, vamos tentar fazer um desafio: um desafio de prancha. Vocês não estão treinando? Nós também não. Vamos começar com apenas 20 segundos por dia até alcançar gradualmente… cinco minutos".

Diferente dos abdominais dinâmicos, a prancha é um exercício isométrico. Segundo o fisioterapeuta Javier Furman, a ausência de movimento articular reduz o impacto, mas potencializa a força muscular. Ele explica ao jornal O Globo como executar corretamente:

  • Apoie-se nos antebraços e pontas dos pés, mantendo os cotovelos alinhados aos ombros.

  • Mantenha o corpo em uma linha reta, do topo da cabeça aos calcanhares.

  • Contraia ativamente o abdômen, glúteos e quadríceps para evitar que a lombar "caia".

  • Por fim, olhe ligeiramente à frente para manter a cervical em posição neutra.

Prancha ou abdominal?

Estudos publicados em veículos como o The Journal of Strength and Conditioning Research comprovam que a prancha é mais eficaz que os abdominais comuns para desenvolver equilíbrio e mobilidade e, de quebra, acabar com a barriga. Além disso, pesquisas focadas em reabilitação demonstram que o fortalecimento da estabilização central é uma das melhores estratégias para aliviar dores lombares crônicas, já que protege a coluna ao criar um "cinturão" natural de músculos.

E aí, animou? Se sim, conta pra gente se os resultados agradaram!

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade