Seu gato está entediado? Esses são os 8 sinais que seu pet vai te dar para movimentar mais a rotina dele
Os sinais de um gato entediado podem variar bastante, mas algumas mudanças comportamentais incluem miados excessivos e alterações na alimentação do pet.
Uma rotina com poucos estímulos físicos e mentais é capaz de deixar qualquer gato entediado. Esses animais, embora sejam grandes dorminhocos durante o dia, também tendem a ser muito ativos, principalmente por causa do forte instinto de caça da espécie. No entanto, sem a gatificação da casa e enriquecimento ambiental, o tédio pode se instaurar na vida do pet — e várias atitudes demonstram isso. Veja 8 sinais de um gato entediado!
1) Um gato entediado se lambe excessivamente
Gatos se limpam por meio de lambidas no corpo, mas é importante ter um cuidado quando esse comportamento se torna compulsivo. Mesmo que pareça um hábito inofensivo, o gato se lambendo muito pode ser o reflexo de um animal entediado e até com transtornos mais sérios, como estresse e ansiedade. Como o felino não tem nada para fazer, ele fica com um hiperfoco na autolimpeza para 'gastar energia'.
2) O tédio também faz os gatos dormirem mais
Já se perguntou quantas horas um gato dorme por dia? O ciclo de sono dos bichanos é bem mais intenso do que o nosso: um animal adulto e saudável pode dormir de 12 a 16 horas por dia. É por isso que eles passam a maior parte do tempo tirando um cochilo. O problema é quando as horas de sono ultrapassam muito esse limite, e você quase não vê mais o gato acordado. Esse pode ser um forte sinal de tédio, o que faz o animal dormir bem mais.
3) Alguns gatos se tornam agressivos
Um gato entediado acaba acumulando uma grande quantidade de energia que ele não sabe como extravasar…