Se você está estressado, seu cachorro também pode estar: pesquisadores alertam sobre o impacto das emoções humanas nos cães
Pesquisadores descobriram que as emoções dos tutores podem deixar o cachorro estressado e afetar o otimismo deles. Entenda!
Existem várias situações que podem deixar o cachorro estressado: mudanças na rotina, tédio, barulhos altos e solidão são alguns motivos. Mas você sabia que um tutor estressado também pode afetar o emocional dos cachorros? Pesquisadores descobriram que o estado emocional dos humanos influencia diretamente no comportamento do animal. No caso do estresse humano, por exemplo, esse sentimento afeta o bem-estar animal e deixa o cachorro menos otimista em relação às diferentes situações do dia a dia. Veja a seguir os detalhes da descoberta e entenda como os pesquisadores chegaram a essa conclusão.
Cachorro estressado: você sabia que cães reconhecem as emoções humanas?
Você já deve ter percebido que os cães reagem às emoções humanas. Quando o tutor está feliz, por exemplo, é muito comum se deparar com um cachorro feliz e empolgado, como se eles soubessem exatamente como você se sente. E na verdade, eles sabem mesmo. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, os cães reconhecem as emoções humanas e tomam decisões a partir delas. Isso acontece porque os cães são sensíveis ao comportamento humano. Eles conseguem detectar feromônios e agentes químicos no organismo do tutor pelo olfato canino. Além disso, reconhecem e associam expressões faciais a certas emoções.
Pesquisa revela que tutor estressado pode deixar o cachorro estressado e pessimista…