Pessoas que não convivem com pets perdem a chance de desenvolver essas 6 qualidades, revela a psicologia
A convivência com pets é capaz de estimular o desenvolvimento de várias qualidades humanas, segundo especialistas em comportamento. Entenda!
Cães e gatos não são apenas companheiros fofos e divertidos. Eles também desempenham um papel importante no desenvolvimento emocional e psicológico dos seus tutores. E isso não é mera especulação: estudos na área da psicologia indicam que a convivência com pets pode fortalecer diversas qualidades humanas.
Por esse motivo, acredita-se que quem nunca teve um animal de estimação pode estar perdendo a oportunidade de desenvolver características importantes. Veja 6 delas abaixo e entenda como ter um cachorro ou gato pode ajudar no desenvolvimento desses atributos!
1) Empatia
Animais não falam, mas demonstram seus sentimentos e necessidades do seu próprio jeito. Por isso, para compreender a linguagem dos gatos e dos cães, os tutores precisam aprender a interpretar sinais sutis, o que aprimora a empatia - habilidade essencial para entender e se conectar com os outros.
Uma pesquisa publicada na revista científica Human-Animal Interactions buscou avaliar a relação entre empatia, comportamento pró-social e frequência de interações humanas com animais entre crianças da 3ª série. Como resultado, foi descoberto que quem convive com pets tem um senso de empatia maior do que quem nunca teve um animal de estimação.
2) Paciência
Treinar um filhote de cachorro ou gato e esperar que o animal aprenda certas regras exige muita paciência. Cães e…