Doença do carrapato: veterinária explica por que essa é uma das doenças mais graves que pode atingir seu cachorro
A doença do carrapato pode ser de diferentes tipos. Ela é transmitida pela picada dos carrapatos, e pode ser bastante grave para a saúde dos cães.
A doença do carrapato é uma das enfermidades mais preocupantes para os tutores de cães. Causada por parasitas transmitidos pela picada de carrapatos, essa condição pode levar a sérias complicações, comprometendo a saúde do cachorro e, em casos graves, até a vida do animal. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais.
Para compreender melhor os perigos da doença do carrapato em cachorro, conversamos com a médica veterinária Mariana Agulló sobre os riscos, sintomas e formas de prevenção dessa doença. Confira abaixo!
Doença do carrapato: quais são as principais doenças transmitidas para os cães?
Segundo Mariana, as principais doenças transmitidas por carrapatos são a Erliquiose, Babesiose, Anaplasmose e Riquestiose. Além delas, também existe uma outra doença rara transmitida por esses parasitas, que é conhecida como Hepatozoon.
"Essas afecções são perigosas para os cães porque, muitas vezes, os sintomas iniciais podem ser leves ou confundidos com outras condições. Isso pode atrasar o diagnóstico e o tratamento, o que aumenta o risco de complicações graves. Além disso, as infecções podem ser crônicas, com consequências a longo prazo para a saúde do paciente", alerta a médica veterinária.
Como a doença do carrapato em cachorro é transmitida?
Conforme a especialista destaca, as…