Crianças que crescem com pets desenvolvem essas 8 características na vida adulta, diz a Psicologia
A convivência de crianças com cachorros ou gatos é capaz de trazer diversos benefícios para os pequenos, impactando também na vida adulta.
A relação entre crianças e animais de estimação é marcada por muitos aprendizados e experiências transformadoras. Não é à toa que, de acordo com a psicologia humana, crescer ao lado de um pet - como um cachorro ou gato - pode influenciar positivamente o desenvolvimento emocional e social da criança, trazendo benefícios que se estendem até a vida adulta. A seguir, confira 8 características que são comuns em crianças que cresceram ao lado de um animal de estimação!
1) Empatia
Quando crianças e cachorros (ou gatos) convivem juntos, os pequenos tendem a desenvolver um sentimento de empatia pelo animal, e isso reflete também em outras relações sociais. Como as crianças têm que aprender a reconhecer sentimentos e necessidades não verbalizados do pet, elas acabam criando uma maior sensibilidade em relação ao próximo, o que contribui para a formação de adultos mais compreensivos e solidários.
Estudos já comprovaram essa relação. De acordo com uma pesquisa publicada no portal Frontiers In Psychology, a empatia humana em relação aos animais costuma resultar em atitudes pró-sociais. Ou seja, atitudes que visam o benefício alheio.
2) Responsabilidade
Adotar um cachorro ou gato é sinônimo de muita responsabilidade, e isso é ótimo para ensinar os menores a serem mais responsáveis. Afinal, ter um pet vai muito além de apenas diversão e…