Pessoas que têm dificuldade de socializar provavelmente passou por alguma dessas situações na infância
A interação com outras pessoas é essencial para o bem-estar e a saúde mental
Uma das poucas certezas que temos na vida é que o ser humano é um ser sociável. Existem, é claro, aqueles que socializam mais ou menos, mas o fato é que a interação com outras pessoas é uma questão de necessidade.
Ao MinhaVida, Wanderson Neves de Araujo, psicólogo clínico do grupo Mantevida, destaca que a socialização é fundamental para o bem-estar e a saúde mental.
"A interação com outros indivíduos ajuda a desenvolver habilidades sociais, reduz o estresse e a ansiedade, e promove sentimentos de pertencimento e apoio. A teoria do apego, proposta por John Bowlby, sugere que relacionamentos seguros e positivos formados na infância são cruciais para o desenvolvimento emocional saudável e para a capacidade de formar vínculos quando adulto".
Com a chegada da vida adulta, no entanto, socializar torna-se um grande desafio devido às responsabilidades e correria da rotina; diferentemente da infância, onde fazer amigos, em ambientes como creche ou escola, é algo que costuma acontecer naturalmente.
Mas para além deste fator, há também adultos que têm dificuldade de socializar porque, provavelmente, passaram por situações específicas durante a infância. Confira quais a seguir!
Leia também: Pessoas que cresceram com animais de estimação costumam apresentar esses 5 comportamentos
Fatores por trás da dificuldade de socializar na fase adulta
...
Veja também
Fobia social: o que é, sintomas e se tem cura
10 maneiras de aliviar o estresse em 1 minuto ou menos
A chave para desenvolver o autoconhecimento pode estar em um objeto simples: o caderno