Onde você nunca deve plantar alecrim se quiser que ele cresça saudável e forte
Esta planta pode suportar qualquer coisa, mas é melhor não plantá-la perto de um local específico
O alecrim é aquela planta versátil que fica linda em qualquer jardim e adiciona um toque mágico à cozinha. Mas, embora pareça que pode coexistir com qualquer pessoa, a realidade é que nem todos os seus vizinhos são adequados. Escolher cuidadosamente sua companheira no jardim ou no vaso é fundamental para garantir que ela não enfraqueça ou adoeça.
Esta planta aromática prefere solos secos, bem drenados e bastante sol. O problema é que algumas plantas precisam exatamente do oposto: sombra, umidade ou mais água. Colocar esses "opostos" juntos no mesmo espaço pode fazer com que o alecrim murche ou fique infectado com fungos.
Por exemplo, acelga ou abóbora criam um ambiente úmido, o que não é recomendado. Também não é uma boa ideia plantar o alecrim perto de repolho, couve-flor ou cenoura, que atraem pragas e competem pelos mesmos nutrientes. O resultado: alecrim sem brilho, fraco ou até doente, sem motivo aparente.
A solução mais simples é dar a ela seu próprio espaço. Um local ensolarado, com solo arenoso ou pedregoso para evitar alagamentos e onde não haja plantas por perto que possam prejudicá-la. Também é importante monitorar manchas, folhas amareladas ou insetos para que você possa agir rapidamente.
Leia também: Esses são os 5 temperos e ervas que você pode cultivar no seu quintal
Uma planta cheia de benefícios
...
Veja também
Alecrim faz o cabelo crescer? Conheça os benefícios da erva e como usá-la
Duas lindas plantas que garantem uma casa sem pulgas ou carrapatos
Como fazer sua própria água de alecrim: o truque da vovó para cabelos super longos
Comprovado cientificamente: a planta que melhora o colesterol e previne problemas cardíacos
Qual a utilidade de ferver alecrim em casa e quais os seus benefícios para o lar?