O benefício inesperado do HIIT após os 60 anos que chamou a atenção dos especialistas
Pesquisas mostram que treinos curtos e intensos podem melhorar o humor de idosos; entenda como
A depressão é um problema de saúde mental comum entre idosos e está associada ao declínio físico e social. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode levar à incapacidade significativa e até ao risco de morte.
Além do tratamento medicamentoso, existem alternativas complementares, como a prática de exercícios físicos — entre eles, os treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), que têm mostrado efeitos bastante positivos no controle da depressão. Um estudo piloto recente trouxe novas evidências sobre o impacto do HIIT em idosos, servindo de base para compreender melhor essa relação.
Cardio de alta intensidade no combate aos sintomas depressivos em idosos
O treino contínuo de resistência, realizado ao longo da vida, sempre foi considerado uma estratégia para melhorar tanto a condição física quanto a saúde mental de pessoas mais velhas. No entanto, a falta de motivação, comum em quadros depressivos, pode dificultar a adesão a esse tipo de atividade de longa duração e rotina repetitiva.
Nesse contexto, o treino intervalado de alta intensidade surge como alternativa. A modalidade combina esforços curtos e vigorosos, intercalados por períodos de descanso, e já mostrou eficácia superior ao cardio tradicional de longa duração no alívio dos sintomas da depressão.
...
Veja também
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Método 2-2-2: A técnica que promete acelerar o metabolismo e ajudar a emagrecer
Pouca gente sabe, mas esses exercícios ajudam a reduzir o apetite
O benefício inesperado do HIIT após os 60 anos que chamou a atenção dos especialistas