Músicas alegres podem reduzir o enjoo no carro; entenda como
Pesquisadores apontam que as canções animadas podem diminuir o mal-estar em até 57,3%; as mais suaves e românticas também proporcionam alívio
As pessoas que sofrem com enjoo em viagens de carro costumam levar sempre remédios específicos e restringir a alimentação pouco antes do passeio. Mas esses cuidados ainda podem impactar o percurso, causando sonolência e alterações de humor. Uma nova solução, contudo, ajuda a melhorar o bem-estar sem quaisquer efeitos adversos: as músicas alegres.
"O estudo sugere que estratégias personalizadas de intervenção musical podem aliviar efetivamente os sintomas de enjoo dos passageiros, aumentando assim o conforto da cabine e melhorando a experiência de viagem dos passageiros", diz um trecho da pesquisa publicada na revista especializada Frontiers in Human Neuroscience.
A eficácia das canções contra o enjoo
Ao analisarem a condição causada pelo movimento, os cientistas descobriram que ela afeta o emocional, gerando ansiedade e estresse. Esses sentimentos, por sua vez, provocam sintomas físicos, como tontura e náusea. Após essa constatação, os especialistas chineses decidiram investigar a hipótese de que as músicas poderiam aliviar o desconforto.
Para comprová-la, eles contaram com a participação de 30 pessoas que relataram sofrer de enjoo em viagens com frequência. Os voluntários foram divididos em seis grupos: quatro deles ouviram músicas para controlar a condição, um não recebeu qualquer tipo de intervenção e o sexto teve os simuladores de movimento desligados após relatarem o surgimento dos primeiros sintomas.
Durante todo o experimento, os pesquisadores acompanharam o funcionamento cerebral dos participantes por meio de eletroencefalograma (EEG). Eles observaram que as atividades mentais começavam a se estabilizar depois de, no mínimo, 60 segundos de música. Dependendo do estilo musical, no entanto, a melhora podia ser mais ou menos significativa.
As melhores músicas para reduzir o desconforto
De acordo com a pesquisa, as melodias alegres foram as que mais mostraram eficácia, diminuindo o enjoo em 57,3%. Em segundo lugar ficaram as canções consideradas suaves, com 56,7%. Já as mais românticas reduziram o mal-estar em 48,3%. As músicas tristes, por sua vez, foram classificadas como pouco eficientes, já que proporcionaram um alívio inferior ao obtido até mesmo com o descanso.
"Com base em nossas conclusões, indivíduos que apresentam sintomas de enjoo durante viagens podem ouvir música alegre ou suave para obter alívio. Os principais arcabouços teóricos para a gênese do enjoo se aplicam amplamente à doença induzida por diversos veículos. Portanto, os resultados deste estudo provavelmente se estendem ao enjoo experimentado durante viagens aéreas ou marítimas", explicou o especialista da Universidade do Sudoeste, Qizong Yue, em um comunicado.