Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja truques para escapar de cantadas deselegantes

16 dez 2011 - 07h57
Compartilhar

Por mais chato que seja ouvir uma cantada deselegante seja no trabalho ou nas festas de confraternização da empresa, não tem solução, o melhor é sair da saia justa com elegância. Tudo bem que ouvir poucas e boas e fazer cara de paisagem nem sempre é fácil. Por isso, especialistas dizem que o melhor ainda é evitar armadilhas para não cair em situações como essa.

Apesar de o ambiente ser mais informal, as festas da empresa são sempre uma extensão do trabalho
Apesar de o ambiente ser mais informal, as festas da empresa são sempre uma extensão do trabalho
Foto: Shutterstock / Terra


É o que ensina Rafael Chiuzi, psicólogo organizacional e professor da Universidade Metodista, em São Paulo, e Maria Cecília Coutinho de Arruda, especialista de ética profissional e a professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). "Geralmente um homem não chega a uma mulher se não houver abertura¿, defende Maria. Por isso, a mulher deve ficar atenta à escolha da roupa em ocasiões informais. ¿O ideal é ser elegante e discreta. "Nada de decotes ou minissaias", lembra Rafael.



Saia pela tangente

Em ambientes regados à bebida, conversas e olhares podem gerar um mal entendido e favorecer as cantadas. É por esse motivo que Maria Cecília sugere que conversas de cunho pessoal sejam evitadas. "Se um chefe, colega de trabalho ou cliente, por acaso perguntar se você tem namorado, evite responder e mude de assunto", recomenda.



Cuidado com a bebida

É preciso ainda tomar cuidado com as bebidas alcoólicas. "Beba socialmente e saiba o momento de parar para evitar perder o controle e, consequentemente, dar abertura para cantadas baratas e desnecessárias", orienta Maria Cecília. Ela também sugere que, quando permitido, as mulheres levem à festa seus maridos, noivos ou namorados.



Evite ficar só

Outra estratégia para evitar a aproximação de qualquer engraçadinho, segundo a especialista, é jamais ficar a sós com quem quer que seja. Busque ficar em grupos com no mínimo três pessoas. A professora da FGV lembra que os homens, geralmente agem quando a mulher está sozinha.



Faça cara de quem não entendeu

No entanto, se mesmo diante de todas essas recomendações você for surpreendida com uma cantada, Maria Cecília sugere que a mulher simule o desentendimento e tente sair por cima da situação. "Se não tiver com bebida, proponha buscar um drink no bar. Caso contrário, recorra à tática do banheiro. Em último caso diga que tem um compromisso e precisa ir embora."



Corte o mal pela raiz

Chiuzi, no entanto, acredita que o melhor, nesses casos, é ser sincera. "Diga que compreende a atitude dele, mas que houve um mal entendido e não há nenhuma chance de rolar nada entre vocês", aconselha o professor que acrescenta a importância de ser firme na resposta. A firmeza, no entanto, não é sinônimo de ignorância. "Nada de fazer escândalos. Seja discreta sempre e nada de sair espalhando pela empresa o ocorrido."



Resposta padrão

Mas atenção: não vale agir diferente com a cantada do chefe e do colega, sendo mais leve com um e mais dura com o outro. A firmeza na resposta deve ser mantida sem medo de represália. Vale lembrar que se o chefe tentar impor sua autoridade para conseguir qualquer avanço na cantada a ação ainda pode ser caracterizada como assédio.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra