Nove exercícios ajudam a afinar a silhueta ainda no verão
Ao contrário do que muita gente pode imaginar, ainda dá tempo de conquistar um corpo bonito para aproveitar o verão. Ponte para alcançar as sonhadas curvas, exercícios físicos como caminhada, bicicleta, vôlei de praia, frescobol, boxe na água, bicicleta na água, caiaque, natação e surfe estão no topo da lista de práticas que eliminam calorias e enrijecem a musculatura. Além disso, a combinação das modalidades garante o contorno uniforme de um jeito rápido e saudável.
Com a cara do verão, essas atividades físicas são feitas ao ar livre ou até mesmo dentro d’água em treinos realizados, pelo menos, três vezes por semana. “Resultados significativos são vistos entre três semanas e três meses de treino. Ao aderir a uma dieta balanceada, o tempo pode ser reduzido pela metade”, afirma Junior Morano, personal trainer do SPA Urbano Carpe Diem, de Luís Eduardo Magalhães (BA).
Na hora de combinar os exercícios, o correto é unir aqueles que agregam benefícios distintos para o corpo. “Boxe e bicicleta na água, vôlei de praia e surfe são intensos e trabalham mais a musculatura. Já caminhada, caiaque, natação, bicicleta e frescobol ajudam na queima de gordura”, analisa Érico Caperuto, especialista em Fisiologia Humana, que leciona na Universidade São Judas Tadeu. Além de darem aquele up no visual, as atividades melhoram o condicionamento físico. “Os exercícios podem trazer grandes benefícios à capacidade cardiorrespiratória”, pontua Fernando Mazota, personal trainer com bacharelado em Esporte pela Universidade de São Paulo (USP).
Conheça, a seguir, cada um dos nove exercícios físicos capazes de deixar o corpo sequinho ainda nesta estação.
Caminhada: benéfica para o sistema cardiovascular, a atividade exercita os músculos do quadril e das pernas. Ao ser praticada na areia, a caminhada deixa pernas e bumbum durinhos. O exercício, normalmente usado para aquecimento, elimina 276 calorias em 30 minutos.
Bicicleta: atividade ajuda na tonificação dos músculos do quadril e das pernas, além de queimar gordura abdominal. Cuidado importante ao andar de bicicleta é ajustar a altura do selim, que deve permitir a extensão completa das pernas durante as pedaladas. Em meia hora de exercício são derretidas 126 calorias.
Vôlei de praia: saltos, bloqueios e cortadas trabalham músculos de braços, ombros e costas ao mesmo tempo em que proporcionam diferentes estímulos cardiovasculares. Pernas, panturrilhas e bumbum são exigidos durante o jogo com saltos, agachamentos e deslocamentos na areia. A cada 30 minutos são queimadas cerca de 200 calorias.
Frescobol: jogo tonifica os músculos da coxa, peitoral, braços e ombros. Para mandar 200 calorias embora, basta jogar frescobol por 30 minutos.
Boxe na água: exercício cardiorrespiratório, o boxe perde grande quantidade do impacto sofrido nas articulações quando praticado na água. A atividade é ideal para quem pretende perder 300 calorias em meia hora e ainda se refrescar. Dentro da piscina, a execução dos movimentos intensifica a queima calórica e o tônus muscular.
Bicicleta na água: o trabalho aeróbico feito na bicicleta na água acelera a queima de gordura, proporciona uma boa resistência muscular, além de ajudar a definir bumbum e pernas. O gasto calórico médio de uma aula de 45 minutos é de cerca de 500 calorias.
Caiaque: exige resistência dos membros superiores, desenvolvendo peito, costas, ombros e braços. Em meia hora de exercício, 100 calorias são eliminadas.
Natação: completa, a atividade exercita membros superiores e inferiores, enrijecendo a musculatura de ombros, braços, peito, costas, pernas, bumbum e abdômen. Em 30 minutos, 300 calorias são mandadas embora.
Surfe: além de exercitar equilíbrio e coordenação, o surfe é uma atividade que movimenta quadril, pernas e abdômen, além de fortalecer a musculatura do peitoral e braços. Praticado no mar, o surfe derrete 300 calorias em 30 minutos.