0

Paternidade: quem ajuda, nem sempre participa!

30 mar 2018
11h59
  • separator
  • comentários

O eterno assunto da responsabilidade paterna…

Foto: Mãe com Prosa

Hoje refletimos muito mais sobre isso, é verdade, mas na prática, a paternidade realmente ativa ainda tem muito o que avançar. Claro que há muitos exemplos que inspiram estatísticas de mudança, eu mesma divido as responsabilidades por igual com o paizão de Iara e tenho amigos que são pais mais ativos do que a mães em vários aspectos, maaaas…

Esse Brasilzão é muito grande e o desequilíbrio uma realidade!

Pai de seifie

Vamos combinar que para cada pai presente na rotina do filho, existem ao menos nove mães sobrecarregadas e desprovidas do auxílio daquele que contribuiu 50% para a geração daquele Ser que requer tantos cuidados - isso sendo otimista. Sem contar os pais de selfie, claro, aquele que mal sabe o que acontece na vida da criança, mas de 15 em dias mostra toda a felicidade da paternidade pelo Instagram. Enfim…

Como eu disse antes, esse Brasilzão é muito grande e basta olhar um pouco mais pro lado pra sacar que essa, infelizmente, ainda é a real (mães com responsabilidade em excesso).

Ajudar X Participar

Uma vez a Patrícia falou que pai que é pai, tem que participar. Pois é, e "participar" é bem diferente de "ajudar", precisamos esclarecer de uma vez por todas. Recentemente entrei numa discussão com um amigo por causa disso, por ele considerar um absurdo a mulher dele achar ruim quando ele pergunta "no que eu posso te ajudar?". Então decidi me apoiar no dicionário pra falar dessa diferença com mais neutralidade - os significados já são claros por si só.

AJUDAR

v.t.d. v.t.i.: Auxiliar, prestando socorro; Socorrer, ajudar os amigos.
Facilitar, tornando algo mais fácil; dar sua contribuição.

v.pron.:
Prestar ajuda a si próprio, geralmente em simultâneo com outra pessoa. Utilizar-se de; valer-se, servir-se.

Principais sinônimos da palavra: acudir, auxiliar, socorrer, coadjuvar.

 

PARTICIPAR

v.t.i.: Compartilhar; fazer parte de. Partilhar; possuir parte. Unir-se por uma razão, um sentimento, uma opinião, etc. Possuir ou expressar características e particularidades comuns.

v.t.d. e v.bit.: Comunicar; tornar público e conhecido; passar a saber.

Principais sinônimos da palavra: compartilhar, lidar, partilhar, comunicar.

Se você é pai e ainda não entendeu o problema do verbo "ajudar", basta repetir mentalmente essas duas frases e ver em qual sentido se encaixa:

- Eu participo da rotina do meu filho.

- Eu ajudo na rotina do meu filho.

Têm sentidos bem diferentes, não é mesmo?

Palavra Final

Minha amiga e xará Renata Corrêa criou o canal "Como Não Ser Um Machista Babaca" para falar sobre vários pontos da desigualdade e respeito entre homens e mulheres. Em um desses vídeos, ela falou diretamente sobre a paternidade (clique aqui), e tem um trecho que vale destacar:

"Se tá fácil (ser pai), você tá fazendo errado. Se tá fácil, é que tá difícil pra alguém, e esse alguém geralmente é a mãe da criança."

Depois desse ensinamento, não tenho nada mais genial pra escrever antes de encerrar esse texto! Mas tenho um pedido: por favor, vejam o vídeo da Renata até o final, pois o tapa na cara do Dado Dolabella é impagável!!! Hahaha

Até a próxima pessoar! <3

Mãe com Prosa

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade