0

INÍCIO DA VIDA ESCOLAR: fim do cordão umbilical

29 jan 2018
11h37
  • separator
  • comentários

Essa semana a Michelle compartilhou um texto da Rita Lisauskas sobre um assunto que estou prestes a viver, o primeiro dia de aula da minha filha de dois anos.

Foto: Mãe com Prosa

No nosso caso, conseguimos segurar a onda até agora e foi muito legal ter espaço para educá-la sem tantas interferências, acompanhar mais de perto… Mas também não foi fácil.

Quantas vezes tive de escrever roteiros com choro de bebê ao fundo? Precisa de muito foco e paciência. Sempre pensava em antecipar a escola nessas horas. Haha

Têm famílias que precisam passar por isso bem mais cedo e sempre será um processo doloroso, um sentimento de separação. Como a Rita sabiamente alertou em seu texto: "a cada dia que passa vai ficar claro, muito claro, que vocês cortaram o cordão umbilical".

Pois é, o início da vida escolar!

O começo de uma fase de muitas aventuras longe dos braços do papai e da mamãe!

E mais do que conseguir tempo para trabalhar ou cuidar da vida, chega uma hora que a gente não dá mais conta de gastar tanta energia, e a criança precisa amadurecer com novas experiências e convivências.

A Iara ainda está na fila de espera do ensino público, eu e o pai dela estamos seduzidos por essa escolha por uma série de motivos: redução de gastos, integração social, opções de cheches próximas de casa, além daquele sentimento de querer confiar e usufruir do sistema que "morde" parte dos nossos rendimentos todo mês. Por que não tentar?

Quando compartilho essa dúvida para outra mãe ou pai, na maioria das vezes sou prontamente desencorajada.

Já temos algumas opções de escolas particulares, mas estamos na espera dessa lista para então decidir se pública ou privada. Depois eu conto pra vocês no que é que isso vai dar, mas de antemão eu sei que será doloroso de qualquer jeito.

Se a Iara vai olhar pra trás ou não quando entrar pela primeira vez na escola, se vai chorar ou gostar logo de cara, se vai esquecer que eu existo, não importa… a sensação de cortar o umbilical será sempre a mesma, pois pai e mãe só mudam de endereço <3

E essa saga só está começando!

Outros textos de Renata Bianchi

Acesse nosso site: www.maecomprosa.com.br

Mãe com Prosa

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade