Entre na linha com a etiqueta da fila
Michelle Achkar
Ninguém gosta de pegar fila. Isso é fato. Mas é possível tornar sua "estadia" menos desconfortável prestando atenção em alguns detalhes que podem comprometer ainda mais esse momento de espera. "Sempre que falamos em filas, é de um jeito debochado. Ninguém gosta de esperar, somos muito competitivos", afirmou a consultora de etiqueta Célia Leão, que ensina dicas fundamentais para manter-se na linha.
» vc repórter: mande fotos e notícias
1) Um atrás do outro: essa é a recomendação da consultora, manter-se em linha. "Precisamos primeiro aprender a formar uma fila, que significa um atrás do outro, e não deve ser sinuosa, dar voltas, nem ser um aglomerado de pessoas", disse Célia.
2) Manter distância: o correto seria deixar a distância de um braço estendido em relação à pessoa da frente. "É o mínimo para sentir-se confortável na presença de estranhos", afirmou a consultora. Isso evita que se tome cuidado com bolsas, cotoveladas ou empurrões.
3)
Pedir desculpas: Célia Leão é categórica. "Se empurrar, encostar, ou bater a bolsa, olhe para a pessoa e peça desculpas."
4) Não furar a fila: não há desculpas para o fato. "Mesmo se encontrar amigos esperando mais à frente, não passe. Principalmente em filas de aeroportos e teatros", disse. "Para quê, se os lugares são marcados?"
5) Ceder a vez para idosos e gestantes: parece óbvio, mas é pouco praticado. Respeite também guichês e caixas de atendimento preferencial. Nesses locais, não há desculpas para fazer idosos, gestantes, mulheres com criança de colo ou portadores de necessidades especiais esperarem.
6) Cruzar uma fila: se precisar passar no meio de uma fila, peça licença. "Aqui é preciso prestar atenção e esperar que o outro de fato dê licença. E não pedir e já sair empurrando", afirmou Célia.
7) Seja gentil: ao cruzar uma fila, não olhe feio para as pessoas.
8) Fale baixo: até em conversas com amigos que aguardam juntos ou ao celular. "Não se deve nunca falar alto em público, nem numa fila. Pessoas elegantes não gritam."