PUBLICIDADE

Areias para gatos: conheça os principais tipos e escolha

Saiba quais são os principais tipos de areias para preencher a caixinha do seu gato e decida qual o ideal para seu bichano

7 mai 2014 - 08h59
(atualizado às 08h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Essenciais para o bem-estar dos felinos, as caixas de areia são acessórios fundamentais na casa de qualquer pessoa que tenha um bichano de estimação – dando ao gato um espaço determinado para que ele faça as suas necessidades e sua higiene. No entanto, há mais de uma opção de areia para que a caixa dos felinos seja preenchida, e os novos donos de gatos podem ficar na dúvida na hora de escolher o tipo ideal para o seu pet.

Vale lembrar que, quando o assunto é caixa de areia para gatos, o ideal é que se conte com uma para cada felino – colocando-as em lugares diferentes da casa para impedir que algum dos bichanos domine a caixa, dificultando o uso por parte dos demais. Isso é importante para estimular o ato de urinar, o que pode ajudar na prevenção de problemas urinários.

Embora nos dias de hoje o mercado pet já conte com empresas que disponibilizam areias para gatos ‘impermeáveis’ (possibilitando ainda mais higiene e até a coleta da urina do gato, caso ele precise realizar algum tipo de exame), há quatro tipos principais de areia consideradas as mais populares e comuns no mundo felino. Confira, a seguir, as características de cada um destes produtos, e escolha o mais adequado para o seu bichano:

Madeira

Biodegradável, esse tipo de areia é feito a partir de madeira pinus e tem um custo baixo. Promovendo uma boa absorção, essa areia também controla os odores da urina felina e conta com uma grande durabilidade. Embora conte com muitas vantagens, esse tipo de produto não é indicado para donos de gatos que passam muito tempo fora de casa, já que deve ser peneirada diariamente para que seja possível se livrar da porção suja da areia.

Sílica

Tida como a preferida entre os donos de bichanos, a areia de sílica promove uma absorção maior dos líquidos e também consegue reduzir os odores deixados pela urina dos felinos. Disponível em versões de bolinhas e cristais, essa areia tem um preço mais elevado – no entanto, quem faz o uso do produto defende o custo x benefício.

Granulada

Grãos de minerais naturais são usados para fazer esse tipo de areia, que pode ser uma boa opção para quem conta com uma área externa para colocar a caixinha do gato – já que não é capaz de fazer um bom controle de odor, embora sua durabilidade e capacidade de absorção sejam boas.

Pedrinha

Produzido a partir de grãos pequeninos, esse tipo de areia tem a grande desvantagem de formar uma espécie de lama quando o gato urina sobre ela. Embora algumas delas formem torrões quando molhadas, isso é facilmente desfeito pelos gatos, caso cavem a areia. Mais barato que as demais areias, o tipo pedrinhas é mais complicado de limpar e, portanto, cabe ao proprietário avaliar se esta é a melhor opção para as necessidades do pet.

Acesse o link e conheça estabelecimentos com produtos pet de qualidade.

Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade