Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As cinco maneiras de lidar com estresse no trabalho

10 mai 2010 - 19h32
(atualizado às 20h25)
Compartilhar

Estresse está associado à dinâmica do mercado de trabalho. Talvez por isso a questão hoje seja tratada como item da cesta básica do profissional bem-sucedido, que precisa dedicar muito tempo e energia no emprego, e também na conquista de uma boa posição social, que inclui boa aparência, família feliz, férias caras, casa nova etc.

» Siga Vida e Estilo no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre a notícia

A questão é que, além de consequências negativas à saúde, pode comprometer seu promissor plano de carreira. Não dar importância ao estresse também é um dos itens considerados pela jornalista norte-americana Lona O'Connor como uma das dez mancadas que prejudicam a carreira, tema de um dos seus livros. Confira abaixo como identificar e combater o estresse:

1) Observe

As pessoas no seu local de trabalho podem servir como espelho da sua saúde física e mental. E pode ser apenas no futuro. Observe principalmente os que estão na mesma empresa ou mesma função há mais tempo e veja como encaram o trabalho e a própria saúde. Reclamações constantes, doenças crônicas como dores de cabeça ou nas costas, estado de espírito, aspecto da pele são alertas de como você pode ficar ou já estar. Segundo escreveu Lona, "você inicia o combate à exaustão quando toma consciência dos efeitos dela sobre si mesmo."

2) Organização

Um local de trabalho adequado para manutenção da saúde do corpo é regra número um. A altura da mesa, cadeira, posição do teclado, tela do computador e de quaisquer outros instrumentos usados deve respeitar a ergonomia de cada um. Isso inclui o condicionador de ar, pois funcionários que trabalham próximo da saída de ar tendem a sofrer com baixas temperaturas, enquanto seus colegas que sentam mais longe reclamam que a refrigeração do ambiente não é eficiente. Manter o local de trabalho organizado e limpo é fundamental para manutenção da boa saúde.

3) Escolher

Se o corpo e a mente estão dando sinais de cansaço, é tempo de se perguntar se a rotina é realmente necessária, se as longas jornadas de trabalho e as crescentes responsabilidades financeiras foram uma escolha ou uma imposição. A autora propõe uma pergunta: você está se recusando a escolher porque está se apegando a uma imagem impossível de si mesmo e sacrificando sua sanidade mental por ela?

4) Cortar as mensagens negativas

Não encare os problemas de maneira fatalista ou sentindo pena de si mesmo, pois tais atitudes abalam confiança e energia necessárias para combater o estresse. Comece a prestar atenção ao que acontece quando pega o vigésimo farol vermelho num dia que está com pressa. Se o que vem à mente é "isso sempre acontece comigo!", mude o pensamento e se pergunte se vale a pena se culpar por causa do trânsito na cidade. O mesmo acontece no trabalho, quando mensagens negativas de fracasso são ditas mentalmente o dia todo quando enfrenta um desafio ou um problema com colega ou chefes. Combate o negativismo encarando as coisas como elas realmente são.

5) Assumir o controle

Em vez de viver como se as exigências dos outros controlassem sua vida ("Meu chefe espera que eu...", "Preciso fazer isso para manter meu emprego"), encare que é impossível fazer tudo o que as outras pessoas esperam que você faça. Assuma o controle dessas exigências delegando, abreviando, estipulando prazos realistas e cortando tarefas desnecessárias. E não abra mão de momentos de lazer ou descanso que são vitais para sentir-se no controle e combater o estresse.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra