PUBLICIDADE

Amigos são melhores do que família? Estudo explica

Poder da amizade se fortalece com os anos e pode beneficiar até a saúde, indica pesquisa

23 jan 2018 - 13h16
Compartilhar
Exibir comentários

Em dois estudos envolvendo cerca de 280 mil pessoas, o pesquisador William Chopik, da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que as amizades tornam-se cada vez mais importantes para a felicidade e a saúde de uma pessoa em toda a vida. Não só isso mas, em adultos mais velhos, as amizades são realmente um forte indicador de uma boa saúde e de felicidade, mais do que o relacionamento com familiares.

"As amizades se tornam ainda mais importantes à medida que envelhecemos", disse Chopik, professor assistente de psicologia, ao site da universidade. "Manter alguns amigos realmente bons ao redor pode fazer um mundo de diferença para nossa saúde e bem-estar. Então, é inteligente investir nas amizades que o tornam mais feliz".

Para o primeiro estudo, Chopik analisou informações de uma pesquisa de auto-avaliação sobre relacionamentos, saúde e felicidade respondida por 271.053 participantes de todas as idades, de quase 100 países. O segundo estudo analisou os dados de uma pesquisa separada sobre apoio/tensão de relacionamento e doenças crônicas de 7.448 idosos nos Estados Unidos.

De acordo com o primeiro estudo, as relações familiares e amigas estavam ligadas a uma melhor saúde e felicidades em geral, mas apenas as amizades tornaram-se um fator mais forte para uma boa saúde e para felicidade em idades avançadas.

O segundo estudo também mostrou que as amizades eram muito influentes - quando os amigos eram a fonte de tensão, os participantes relataram mais doenças crônicas; Quando os amigos foram a fonte de apoio, os participantes ficaram mais felizes.

Chopik disse que pode ser devido à natureza opcional dos relacionamentos: ao longo do tempo, nós mantemos os amigos que gostamos e nos fazem sentir bem, e descartamos os outros. Os amigos também podem fornecer uma fonte de apoio para pessoas que não têm cônjuges ou para aqueles que não se inclinam para a família em momentos de necessidade.

Os amigos podem ajudar a prevenir a solidão em adultos mais velhos que sofrem com o falecimento do parceiro e, muitas vezes, acabam redescobrindo suas vidas sociais depois de se aposentarem. As relações familiares também são agradáveis, disse Chopik, mas às vezes envolvem interações graves, negativas e monótonas.

"Há agora alguns estudos começando a mostrar o quão importante as amizades podem ser para adultos mais velhos. Os resumos desses estudos mostram que as amizades indicam a felicidade do dia-a-dia e, inclusive, quanto tempo vamos viver, mais do que relações conjugais e familiares", disse ele.

"As amizades nos ajudam a evitar a solidão, mas muitas vezes são mais difíceis de manter ao longo da vida", disse ele. "Se uma amizade sobreviveu ao teste do tempo, você sabe que vale a pena. É uma pessoa para quem você se volta para obter ajuda e conselhos frequentemente e é a pessoa que você quer em sua vida", finaliza.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade