Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Medo de envelhecer sozinho? Saiba o que a psicologia tem a dizer sobre o assunto

Entenda por que o medo da solidão na terceira idade é tão comum e veja como a psicologia pode ajudar a enfrentar esse sentimento.

30 mai 2025 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Se você conhece pessoas com mais de 30 anos que ainda não têm um relacionamento ou filhos, provavelmente já ouviu delas a frase: "não quero envelhecer sozinho". Embora muitas vezes dita em tom de brincadeira, ela carrega uma preocupação real — e bastante humana: o medo da solidão na terceira idade.

Esse receio, tão comum e silencioso, vai além da preocupação de se sentir só — ele também envolve questões mais profundas, como vínculos, pertencimento, autonomia e até propósito de vida. Mas de onde vem esse medo que se intensifica conforme os anos passam?

A psicologia tem algumas respostas — e entender melhor essas raízes pode ser o primeiro passo para encarar o assunto com mais leveza.

Leia mais: De onde vem o medo constante de 'perder tudo e passar necessidade' que muita gente tem? A psicologia explica

O que é o medo de envelhecer sozinho, de acordo com a psicologia

O medo de envelhecer sozinho não se resume à preocupação com a falta de companhia — ele também está ligado a questões emocionais, sociais e culturais que vamos acumulando ao longo da vida. Segundo a psicóloga Rebeca Carletto, esse receio tem origens complexas e múltiplas, e costuma se intensificar à medida que a idade avança ou diante de mudanças importantes na rotina, como:

...

Veja mais

Veja também

O segredo da longevidade não está nos genes, mas em fatores ambientais, e a boa notícia é que podemos mudar alguns deles

Nem esporte, nem dieta: este é o segredo da longevidade humana

Há 2.500 anos, os estoicos encontraram a felicidade em algo que hoje evitamos: ser medíocres

Sempre acreditamos que viver mais era uma questão de genes e hábitos. Agora, especialistas apontam para um novo fator: a resiliência

Cinco hábitos que seu eu do futuro gostaria de ter priorizado antes. Eles são a base do seu bem-estar e felicidade

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade