PUBLICIDADE

Máscara de vaselina vira febre no Tiktok; conheça o slugging

Com a proposta de uma hidratação mais intensa, o produto foi incorporado aos cuidados com a pele

17 abr 2021
0comentários
Publicidade
Vaselina no skincare
Vaselina no skincare
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Novidades no mundo da beleza é o que não faltam. Sempre movimentado por novas tendências, uma área que ganha cada vez mais força é a dos cuidados com a pele - o famoso skincare. 

A febre do momento, que viralizou no aplicativo de vídeos Tiktok, se trata se um produto básico, que, até então, nem era tão popular: a vaselina. Com a proposta de continuar cuidando do rosto mesmo durante o sono, o truque chamado "slugging" consiste em passar uma camada generosa do produto na face, deixando mesmo um aspecto bem pegajoso (o que justifica seu nome, que tem a ver com lesma), como uma máscara.

Essa nova skincare gosmenta já virou tendência, por isso conversamos com o médico dermatologista e membro da Doctoralia, Dr. Érico Pampado Di Santis, para conhecer os benefícios e malefícios desse produto para a pele e descobrir quais são suas indicações. Será mesmo que serve para todo mundo? 

A vaselina costumava ser usada para hidratar os lábios - Shutterstock
A vaselina costumava ser usada para hidratar os lábios - Shutterstock
Foto: Alto Astral

A vaselina sólida também conhecida como petrolatum, é normalmente utilizada em manipulações de alguns produtos quando há a intenção de deixá-lo com aspecto mais amanteigado, segundo o especialista. Além disso, ele explica que sua indicação é para peles excessivamente ressecadas ou acometidas por alguns tipos de psoríase e regiões do corpo que já são naturalmente secas, como pés e mãos. Logo, o uso da substância em peles oleosas ou acneicas não é indicado, pois, poderá desobstruir os poros. 

O médico alerta sobre o uso excessivo da substância. "Pode obstruir os poros e a saída das secreções naturais da pele. Em áreas que já produzem sebum (oleosidade natural da pele), o uso pode aumentar essa produção, podendo causar acne ou dermatite seborreica, por exemplo". 

Aderir a essa hidratação noturna não é uma recomendação médica frequente devido à face já ser uma área mais oleosa, conta Dr. Érico. Entretanto, há exceções em casos específicos. "Após a realização de alguns procedimentos como laser ou peelings, ou em

casos de acidentes como queimaduras, sob orientação do dermatologista para auxiliar na recuperação", explica. 

Como foi visto, o slugging é considerada a última etapa da skincare, vez que o truque é tratar a pele mesmo durante o sono. Diferente dessa recomendação popular, o dermatologista enfatiza que a vaselina não é um bom hidratante facial de rotina, portanto só deverá ser usada quando receitada por um profissional da área. "O mercado já oferece uma gama diversa de produtos mais compatíveis com a região da face que podem se encaixar na rotina de hidratação diária, conforme o tipo de pele de cada um", conclui o médico. 

Ressaltamos a importância de sempre consultar um dermatologista antes de usar algum produto, porque cada pele reagirá de uma forma diferente. O uso indevido pode não gerar os resultados esperados e causar efeitos colaterais, como alergia, por exemplo. 

Consultoria: Dr. Érico Pampado Di Santis, médico dermatologista e membro da Doctoralia. 

Alto Astral
Publicidade
Publicidade