Sete dicas para montar um jardim de inverno em casa

Espaços arborizados ajudam a criar um clima mais alegre nos ambientes

22 dez 2017
08h00

Se você adora ter plantas por perto, mas não tem um pátio ou uma boa área externa em casa, uma boa saída pode ser investir em um jardim de inverno. Eles ajudam a trazer natureza aos ambientes e são uma alternativa elegante e sofisticada para deixar os cômodos mais alegres! Antes de começar a montar o seu, é preciso um pouco de planejamento: determine quais espaços da casa podem ser utilizados para essa finalidade, que tipos de planta você gosta, quanto está disposto a gastar, etc. Para ajudá-lo nessa preparação, elencamos sete dicas incríveis! Confira:

Mesmo em ambientes mais sóbrios, as plantas são uma boa pedida: ajudam a trazer harmonia e sofisticação
Mesmo em ambientes mais sóbrios, as plantas são uma boa pedida: ajudam a trazer harmonia e sofisticação
Foto: Shutterstock

1 - Defina o local
Parece óbvio, mas a definição do local é determinante na composição de um jardim de inverno. O ambiente não pode atrapalhar as áreas de circulação livre da casa, nem tomar o espaço de cômodos principais, como sala de estar ou de jantar. Outro ponto importante é escolher um local com iluminação adequada, já que as plantas precisam receber pelo menos um pouco de luz todos os dias. 

Confira algumas sugestões:
- Ao lado do corredor
- Embaixo de escadas
- Varandas fechadas
- Vãos entre os cômodos ou cantos não aproveitados
- Hall de entrada 
- Áreas de lazer (ao lado da churrasqueira, por exemplo)

2 - Escolha as espécies de plantas
O ideal é optar por espécies não tão sensíveis, e que não precisem de luz natural durante muito tempo. Você deve levar em conta que, como o jardim de inverno é montado dentro de casa, geralmente a luminosidade fica restrita a algumas horas do dia. Boas espécies para jardins de inverno são:
- Lança de São Jorge 
- Samambaia
- Pata-de-elefante
- Lírio da paz
- Yucca
- Dracenas

3 - Decore com madeira e invista em acessórios
Seu jardim de inverno não precisa ser só de plantas. Se tiver espaço, invista em um deck de madeira, para que os moradores possam circular no ambiente. Se não, pequenas tábuas no chão são uma alternativa. Coloque quadros nas paredes, pequenas esculturas, itens de jardinagem e outros acessórios de decoração.

4 - Coloque pufes e sofás
Colocar pufes e sofás é uma maneira inteligente de transformar seu jardim de inverno em uma área de convivência na casa. Assim, você consegue otimizar o espaço. Opte por materiais em palha e vime, tecidos resistentes à chuva ou à umidade, redes e almofadas confortáveis. O bacana é tornar esse ambiente o mais aconchegante possível.

5 - Defina um estilo para o seu jardim
Você não precisa ser expert em decoração, mas é bacana tentar definir um estilo para seu jardim: ele vai ser rústico? Ou terá uma pegada contemporânea? Que tipos de acessórios podem ajudá-lo a criar a atmosfera que você quer ter dentro desse ambiente? Quais plantas combinam com a personalidade da sua casa?  Se você optar por um jardim romântico, por exemplo, pode investir em espécies de flores coloridas. Se for clean, flores de cores sóbrias são mais adequadas.

6 - Mantenha os cuidados em dia
A manutenção do seu jardim é fundamental para que ele esteja sempre com a aparência em dia. Regue, adube e pode as plantas com regularidade. Cascalhos, pedrinhas e outros objetos que você tenha incluído na montagem do seu jardim também precisam ser lavados.

7 - Não tem espaço? Opte pelo jardim na vertical
Se o seu apartamento é pequeno e realmente não sobra nenhum cantinho para montar um jardim de inverno, você pode fazê-lo de forma suspensa. Escolha uma parede da casa, coloque ganchinhos de ferro e pendure vasos com plantas de que gosta. Outra opção é montar um painel de madeira, fixá-lo à parede e preenchê-lo com várias espécies de plantas dentro (como aparece na foto acima).

Fonte: CA
publicidade