Como decorar a cozinha sem perder a funcionalidade do espaço

Use os utensílios domésticos para ornamentar o espaço e aposte em cores claras e azulejos vibrantes

21 dez 2017
08h00

A cozinha é um ambiente que deve ser prático e funcional, por isso, os acessórios e itens decorativos não podem atrapalhar o dia a dia. Ao mesmo tempo, o espaço não precisa ser sem graça. Confira cinco dicas para deixar sua cozinha alegre e harmoniosa, sem abrir mão da utilidade:

 

1 - Conheça o formato da sua cozinha

Foto: Shutterstock

Além de tamanhos diferentes, os ambientes também têm formatos diversos, estabelecidos a partir da disposição dos móveis. No caso das cozinhas, isso se torna ainda mais evidente por causa da necessidade de aliar o estilo à praticidade. Mesmo que sua bancada de corte fique mais charmosa no centro do cômodo, ela perde a funcionalidade se atrapalhar a abertura dos outros eletrodomésticos, por exemplo. Se conhecer bem o formato do seu cômodo, você consegue planejar uma decoração mais adequada. 

Cozinhas em U (como a da foto), por exemplo, em que a disposição da pia, móveis e eletrodomésticos tem o formato da letra, do ponto de vista de quem entra, são vantajosas para colocar ilhas e mesas. As de formato em L podem oferecer a opção de integrar esse ambiente aos demais. A cozinha linear é aquela que deixa um lado da parede totalmente livre. Nesse caso, você pode aproveitar o espaço vazio para colocar quadros, prateleiras e iluminação. 

2 - Faça dos utensílios seus objetos de decoração

Foto: Shutterstock

Você não precisa comprar objetos apenas para enfeitar sua cozinha. O segredo está em fazer dos utensílios domésticos também itens de decoração. Um bom exemplo são os quadros de canecas. Utilize uma estrutura de madeira ou aço com vários nichos e a instale em uma parede vazia. Depois, organize todas as canecas e xícaras nessas divisões. Além de economizar espaço de armários e prateleiras, deixa o ambiente mais alegre. 
Outra dica é colocar os alimentos não perecíveis em potes e deixá-los à mostra, na bancada. O mesmo vale para os utensílios como panelas, e talheres grandes. Colheres de pau, por exemplo, ajudam a criar um espaço charmoso e com ares de rústico. 

3 - Planeje as cores

Foto: Shutterstock

Mesmo que sua cozinha já esteja montada, você sempre pode mudar o estilo dela com a pintura. Cores claras dão mais amplitude ao ambiente, e as escuras em geral criam um ar moderno. Para não pesar na cor, escolha uma parede e pinte-a de um tom diferente das demais. Uma tendência que está bastante em alta são as paredes em concreto. Elas trazem um ar industrial à cozinha. 

4 - Traga plantas para o ambiente

Foto: Shutterstock

Elementos naturais ajudam a criar harmonia no ambiente. Se a sua cozinha é muito pequena e não tem espaços sobrando para quadros, relógios ou bancadas muito externas, traga plantas para o ambiente. Em geral, a maioria das espécies se adapta bem aos ambientes internos. Preste atenção apenas para deixá-las em um espaço com luminosidade suficiente. 

5 - Coloque prateleiras

Foto: Shutterstock

Elas são as maiores aliadas de uma cozinha funcional porque podem ser instaladas em qualquer ambiente. Se o seu espaço for muito pequeno, você consegue organizar sua cozinha praticamente apenas com as prateleiras. Para ajudar na decoração, escolha prateleiras coloridas. Cores como amarelo e vermelho podem fazer contrastes interessantes com ambientes mais neutros. Preto e cinza-chumbo trazem sofisticação.

Fonte: CA
publicidade