Coloque ordem na faxina organizando os produtos de limpeza

Confira dicas de como armazená-los e cuidados para guardá-los em casa

11 dez 2017
08h00

Nada como ter a casa arrumada e limpa todos os dias. Para isso, é bom ter os produtos de limpeza certos para a faxina geral ou para acertos pontuais do dia a dia. E eles precisam de organização e atenção na hora de serem armazenados.

Organização facilita na limpeza da casa
Organização facilita na limpeza da casa
Foto: Shutterstock

Colocar cada tipo em seu devido lugar, guardá-los em local de fácil alcance e ao mesmo tempo longe das crianças são alguns dos cuidados que precisam ser tomados. Confira oito dicas:

1 – Ache um lugar adequado: Produtos de limpeza precisam ser armazenados em ambientes próprios por vários motivos, além de estarem protegidos do sol ou da umidade. Um armário fresco e seco é uma boa opção. Procure deixá-los próximos ao local de uso, como cozinha, onde um produto como CIF Desengordurante será útil quase diariamente, lavanderia e banheiro.

2 – Fácil acesso: Eles devem ficar em locais que você consiga pegá-los facilmente quando precisar, principalmente aqueles usados no dia a dia, como CIF Cremoso, que pode ser utilizado em diversas áreas da casa. Já os itens da faxina geral podem ficar em um armário de alcance não tão fácil.

3 – Longe das crianças: Se você tem filhos, cuidado com o local onde os produtos estarão guardados. Opte por armários aos quais eles não têm acesso, como os mais altos, ou tranque as portas.

4 – Cuidado com os animais de estimação: Quem tem cães ou gatos também deve lembrar deles na hora de guardar os produtos de limpeza. Além de armazenar os produtos bem fechados, evite deixar em lugares onde eles tenham acesso.

 

5 – Separe por tipo: Para manter a organização, é legal guardar os produtos por tipo. Para facilitar, você pode comprar organizadores, como os usados para armazenar pastas de documentos, e adaptá-los ao armário.

6 – Um pano para cada uso: Os panos também podem ser divididos de acordo com o tipo de limpeza para a qual são destinados. Além de observar que tipo de tecido é indicado para cada superfície (por exemplo, para vidros é bom optar por um que não arranhe), isso evita misturar resíduos de diferentes produtos.

7 – Organize os utensílios: Lembre-se de ter lugares corretos para guardar os utensílios. Os panos podem ficar em uma gaveta da despensa, as vassouras e rodos pendurados na parede com ganchos e os baldes podem ser colocados uns dentro dos outros para economizar espaço.

8 – Saiba como descartá-los: Caso você tenha produtos que passaram da validade, não os descarte de qualquer jeito. Se morar em apartamento, procure o síndico do prédio para saber se há alguma política de recolhimento para saber como pode se desfazer deles de forma adequada.

Fonte: CA
publicidade