Karine Teles abre o coração sobre envelhecimento: 'Não tenho medo'
Em entrevista recente, a atriz, de 47 anos, falou sobre sua relação com o avanço da idade, destacando o desejo de amadurecer
Para Karine Teles, de 47 anos, o envelhecimento não é uma preocupação, mas um processo para o qual ela vem se preparando e até ansiando. Em entrevista ao 'Sem Censura', a atriz falou abertamente sobre a sua relação com o avanço da idade, destacando que não tem medo do tempo.
Karine Teles aborda o envelhecimento
Durante a participação no programa, na última terça-feira (28), a famosa deixou claro que o amadurecimento sempre foi um desejo seu. "Eu não tenho medo de envelhecer não, tenho até uma certa fantasia. É uma vontade de ficar no mundo e entender o que vai acontecer comigo, com a minha cabeça e corpo conforme eu vou envelhecendo", afirmou.
E, diferente do que acontece com muitas pessoas, que, na vida adulta, precisam trabalhar a mente para aceitar as mudanças da idade, Teles afirma conviver com esse pensamento desde cedo. "Acho que sou uma pessoa que tem um comportamento de mais velha desde pequena. Um espírito velho, já me falaram isso. Acho que eu vou gostar de envelhecer", contou.
Por isso, a atriz considera uma de suas prioridades preservar a saúde e praticar o autocuidado, a fim de aproveitar plenamente as próximas fases da vida. "Eu já super sou ligada nisso, já vou no geriatra, porque quero me cuidar no que depender de mim. No que eu puder fazer, quero viver bastante", disse.
Envelhecimento pode ser a melhor fase da vida; estudo explica
Durante muito tempo, o envelhecimento foi associado a perda, fragilidade e fim de ciclo. Mas, felizmente, essa ideia está sendo cada vez mais desmistificada. Estudos recentes mostram que envelhecer não apenas traz ganhos emocionais e mentais, como pode ser um dos períodos mais ricos e satisfatórios da vida.
Pesquisas das universidades de Columbia e Harvard mostram que o cérebro de pessoas mais velhas carrega um vasto acervo de memórias - e isso facilita a conexão entre ideias. O resultado? Mais criatividade. A chamada "inteligência cristalizada" é o nome dado ao conhecimento acumulado com a experiência de vida. Confira a matéria completa.