Turcos implantam barba e bigode em busca de mais virilidade
O turismo na Turquia está crescendo por causa da procura por transplantes capilares, mas não na cabeça e, sim, no rosto. Os adeptos procuram o método com o intuito de ganhar mais virilidade. Segundo especialistas, a barba e o bigode começaram a se torna populares dois anos atrás e entre 10 e 15 de 60 pacientes questionavam sobre o funcionamento do implante capilar facial. As informações são do The Guardian.
Na Turquia e na Arábia, a barba é associada à masculinidade e a falta de pelos no rosto pode causar barreiras sociais. Segundo médicos, homens de negócios procuram o implante, pois dizem que não são levados a sério quando estão sem barba. O cirurgião estético Ali Mezdegi, na área há mais de 10 anos, afirmou que seus pacientes buscam a intervenção antes de procurarem a segunda, terceira ou quarta mulher. “Barba é um símbolo de status, sinal de força e virilidade”, explicou Mezdequi. Os árabes, principalmente dos países do Golfo, formam 75% dos clientes do cirurgião.
O gerente geral de uma agência de turismo especializada em pacotes para transplantes capilares, Irfan Atik, estima que pelo menos 50 turistas árabes vão para Istambul todos os dias para o procedimento. Os pacotes custam cerca de R$ 5.100 e incluem os custos médicos durante os quatro dias necessários.
A maioria dos pacientes de Atik é da Arábia Saudita, Qatar, Kuait e Iraque. Ele espera expandir os negócios até a Europa, especialmente Reino Unido, mas acredita que nestes países o rosto sem pelos é mais fashion do que com barba. A cultura turca na Arábia transformou o turismo do país: mais de 4 milhões de árabes visitaram a Turquia em 2011, contra 700 mil em 2001.