Automóvel gol completa 30 anos de existência no Brasil
Modelo Hatch mais vendido do país desde o ano de 1987, o Volkswagen Gol completa 30 anos de história no Brasil no mês de maio. Sucessor do Fusca, o carro conquistou de vez o seu espaço e desde o seu lançamento, em maio de 1980, foram fabricados 6 milhões de unidades, sendo a maior parte delas (mais de 5 milhões) vendidas no mercado interno. No último mês de abril, o modelo ganhou uma festa exclusiva realizada no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
» Siga Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
Na ocasião, a fabricante aproveitou a oportunidade para apresentar o Gol Vintage, modelo com sistema de amplificador de guitarra embarcado criado pelos designers da Volkswagen especialmente para celebrar a data. Modelos históricos do carro também participaram de uma exposição durante o evento.
Relembre os modelos do Gol
Primeiro modelo (1980):
Sua primeira versão chegou ao mercado equipada com motor 1,3 litro refrigerado a ar. Com tração dianteira, suas linhas modernas e aerodinâmicas se inspiravam nas do Passat, um dos carros mais modernos e admirados na época.
Geração II (1994) "o Bolinha":
A primeira grande transformação do Gol. O design arredondado originou o apelido carinhoso de "bolinha". Foi desenvolvido após inúmeras pesquisas visando atender às sugestões dadas pelos clientes. Surgiu com mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído.
Geração III (1999):
Aparência mais dinâmica e esportiva foi a tônica da Geração III. Com 70% das chapas zincadas e carroceria estruturalmente reforçada, o modelo foi o primeiro modelo nacional do segmento a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão. Também foi a primeira a contar com o revolucionário motor 1.6 Total Flex, tornando-se o primeiro automóvel bicombustível do Brasil, em março de 2003.
Gol G4 (2005):
Com a "cara" mais limpa, arredondada, a marca do Gol G4 trazia uma nova traseira que unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do portamalas. O pára-choque integrado contribuía para uma maior sensação de volume, além de reforçar a visibilidade traseira.
Novo Gol (2008):
A ousadia marcou o novo modelo do automóvel mais vendido do Brasil. O Novo Gol introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes. O carro também ganhou muito em segurança e dirigibilidade.
Em 2010
A primeira versão do Gol (1980) passa a ser considerada histórica, com direito a receber placas pretas, exclusivas para carros com mais de 30 anos de idade.