Fuvest 2025: o que mais cai em matemática e física na 2ª fase
Professor dá dicas de possíveis temas e qual a melhor forma de se preparar
O professor Felipe Guisoli, à frente da escola online Universo Narrado, concede orientações importantes
Os alunos convocados - ao todo 30.787 - para a segunda fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) estão em uma fase de muito preparo e estudo para essa nova fase do vestibular 2026. A etapa será aplicada em 14 e 15 de dezembro, em 36 escolas distribuídas por 21 cidades e na capital paulista, número equivalente a quatro vezes as vagas de cada carreira e modalidade oferecidas pela USP (Universidade de São Paulo). Nos dias das provas da segunda fase os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Cada teste terá duração de quatro horas.
Para ajudar os alunos, o professor de matemática e física Felipe Guisoli, à frente da escola online Universo Narrado, listou os temas que mais caem nessas disciplinas para auxiliar os estudantes na preparação dos estudos.
Dicas para a Fuvest
"Costuma ser uma prova mais técnica. Em física é muito comum cobrarem questões de mecânica, talvez envolvendo trabalho, energia e potência. É bem tradicional! Também é bastante recorrente aparecer uma questão de física moderna, em anos anteriores caiu efeito Compton, por exemplo", afirma. O professor também destacou que esses assuntos são mais específicos da Fuvest e não tendem a cair em outros vestibulares. "Quase sempre não se estuda essas matérias em cursos convencionais e são assuntos específicos que a Fuvest costuma gostar", ressalta Felipe.
Cada dia da prova
No primeiro dia, serão cobradas 10 questões discursivas de português, além da redação, que oferecerá duas propostas: uma dissertativa-argumentativa e outra de gênero textual a ser informado na prova. Já no segundo dia, o vestibulando terá pela frente 12 questões discursivas, com conteúdo de duas a quatro disciplinas específicas da carreira escolhida (por exemplo: matemática + física + química para cursos de exatas; biologia + química para biológicas; história + geografia para humanas). A Fuvest afirma que o candidato será eliminado se tirar zero na redação ou se errar todas as questões de qualquer um dos dias.
Guisoli listou os temas que mais caem em matemática e física para auxiliar os estudantes na preparação dos estudos.
Temas mais comuns em física
- Mecânica (envolvendo trabalho, energia, potência);
- Física Moderna, exemplos: efeito fotoelétrico e efeito Compton;
- Cinemática e dinâmica (movimento e forças);
- Trabalho, energia e potência;
- Termodinâmica e calorimetria;
- Óptica geométrica (espelhos, lentes, refração);
- Ondulatória (som, luz, interferência);
- Eletrodinâmica básica (circuitos, resistores, chuveiros, lâmpadas).
Temas mais comuns em matemática
- Geometria (espacial, plana ou analítica);
- Funções (afim, quadrática, logarítmica e exponencial);
- Porcentagem;
- Regra de três;
- Análise de gráficos;
- Estatística.
"A Fuvest tem uma prova de matemática excelente, técnica, muito boa e que exige realmente que o aluno domine bem os conhecimentos para conseguir executar as questões. É supercomum cair funções, seja afim, quadrática, logarítmica ou exponencial. É quase certo também aparecer alguma questão de geometria, seja espacial, plana ou analítica. Uma recomendação para os estudantes nessa reta final é refazer algumas provas antigas, indico baixar o material e acompanhar a resolução dos últimos cinco anos de avaliações. Isso vai trazer mais segurança e clareza na segunda fase", conclui o professor à frente da escola online Universo Narrado.