PUBLICIDADE

Brahma celebra retorno do São João com um mês de festas no Nordeste

Zé Vaqueiro, Safadão e Gusttavo Lima são alguns dos nomes que vão animar as festividades em toda a região

25 jun 2022 - 08h00
(atualizado em 27/6/2022 às 11h29)
Ver comentários
Foto: Divulgação/São João do Maracanaú

Comemorando o retorno dos festejos no Nordeste, após dois anos sem comemorações em decorrência da pandemia da Covid-19, a Brahma é a principal patrocinadora das festividades de São João e traz eventos inéditos para celebrar o período mais importante para a cultura nordestina. 

Parte do calendário anual brasileiro, as festas juninas, que acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país, valorizam as tradições locais, revelam elementos históricos, religiosos e mitológicos. Sua importância reflete na economia local impactando toda uma cadeia produtiva que inclui a produção de pratos típicos, transporte aéreo, rodoviário, hotelaria e outros, movimentando as cidades e estados onde acontecem. Os festejos juninos são eventos potencializadores da valorização das pequenas e médias cidades interioranas, contribuindo para dinamizar a economia regional. 

Conectando o Brasil com sua paixão pela música sertaneja e tradicional, Brahma promoveu em 2020 mais de duzentas horas de música em lives pelas redes sociais e, neste ano de 2022 retorna ao presencial com shows de artistas como Zé Vaqueiro, Gusttavo Lima e Wesley Safadão em uma programação dividida em seis estados.

O principal lançamento recente da marca, a Brahma duplo malte, é uma celebração da pluralidade, “cremosidade” e beleza da cultura brasileira, e o Nordeste é um símbolo apaixonante de uma expressão cultural que reúne diferentes influências, com espaço para todo mundo.

Uma combinação do sabor leve do Malte Pilsen e os tons mais marcantes do Malte Munich, a Brahma Duplo Malte reúne o clássico sabor refrescante da marca com tons mais pronunciados, típicos de cervejas artesanais. A junção dos dois elementos resulta em uma bebida mais cremosa, que lembra o tradicional chopp Brahma, primeira criação da cervejaria que é uma referência nas mesas de bar ao redor do Brasil.

Por ter sabor e aroma únicos, a Brahma Duplo Malte é perfeita para harmonizar com quitutes típicos do São João, como um pacote quentinho de amendoins torrados, pratos com carne e pipoca crocante.

Conhecida no Nordeste por viabilizar festas tradicionais em estados como Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Maranhão, a Brahma reúne em seu São João shows, manifestações culturais e o lançamento da campanha "Retalhos" que mostra o reencontro do público nas festas de São João e a construção de um monumento de coração feito com colchas de retalhos. A obra traz a cantora Lucy Alves, de João Pessoa, celebrando ao som de "Coração Bobo", de Alceu Valença.

 

Eventos

A Brahma promove até o dia 10 de julho o tradicional São João de Campina Grande, com shows de Padre Nilson Nunes e Elson Júnior, além de atrações como Trio Forró Chik, Trio Xote Mulher, Trio Forró Show e o Forró da Inclusão. A edição da festa que existe há 35 anos na cidade, homenageia o artista Genival Lacerda que morreu em 2021 por sequelas da Covid-19.

Nas festas privadas, a marca traz eventos na Spazzio, Vila Forró e Namoradrilha, com shows de Tarcísio do Acordeon, João Gomes, Vitor Fernandes, Toca do Vale, Henrique e Juliano, Dorgival Dantas, Matheus Fernandes, Eliane, Zé Vaqueiro, Bruno & Marrone, Matheus & Kauan e Mari Fernandez.

Na Bahia, a festa fica por conta de Bell Marques, Wesley Safadão, Limão com Mel, Zé Felipe e Rafa e Pipo no Forró do Lago, em Santo Antônio de Jesus. Na cidade de Amargosa, o Forró do Piu Piu reúne Gusttavo Lima, Léo Santana, Danniel Vieira e Tico. Já em Senhor do Bonfim, a festa Forró do Sfrega conta com shows de Jorge e Mateus, Zé Vaqueiro, Dubdogz, Léo Santana, Xand Avião e Nattan.

No Ceará, a Brahma patrocina o São João de Maracanaú, que teve shows de Wesley Safadão, Zé Vaqueiro, Mari Hernandez, Beto Barbosa, Xand Avião e Raça Negra. Em Fortaleza, a Vybbe Junina traz apresentações de Mari Hernandez, Ícaro e Gilmar e Laninha Show. Na Carvalheira na Fogueira, em Pernambuco, o São João o palco recebe shows de Xand Avião, Jorge e Mateus, Felipe Amorim e DJ Korossy. No Mansão Forró, em Caruaru, a Brahma apresenta shows de ícaro e Gilmar, Nando Reis e Sorriso Maroto.

Foto: Divulgação/São João do Maracanaú

Origens da festa

A festa de São João simboliza o sincretismo cultural e religioso de um Brasil marcado pela colonização, a cultura africana e as adaptações feitas a partir da influência latino-americana. Originalmente, os festejos juninos têm origem portuguesa, com forte teor bíblico e tradições que vieram de outros países europeus vizinhos. As quadrilhas, por exemplo, são de origem francesa, e as fogueiras simbolizam a madeira e o fogo utilizados por Maria, mãe de Jesus, para avisar sobre o nascimento da criança.

Hoje, a festa reúne elementos da cultura nordestina, influências africanas e de povos originários - um exemplo é o tradicional licor de jenipapo, fruta nativa da América do Sul e utilizada pelos indígenas para pinturas corporais. A culinária envolve delícias como milho assado e cozido, canjica, cuscuz e pamonha, iguarias que harmonizam perfeitamente com a cremosidade da Brahma Duplo Malte.

 

BEBA COM MODERAÇÃO

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade