Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Milho faz bem para o cabelo? Médica explica o que há de verdade nisso

Além da pamonha, do curau e da canjica, outros alimentos juninos podem beneficiar o cabelo

25 jun 2025 - 05h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Alimentos típicos juninos, como milho e gengibre, possuem nutrientes que ajudam na saúde capilar, desde fortalecimento dos fios até combate à queda, segundo especialistas.
Foto: Freepik

As festas juninas e julinas são marcadas por sabores tradicionais que aquecem o coração e, acredite, também podem beneficiar a saúde capilar. Um dos ingredientes mais presentes nas receitas típicas é o milho, base de delícias como curau, pamonha e canjica. Além de saboroso, ele é rico em nutrientes como vitamina B1, vitamina E, ferro e antioxidantes que contribuem para a saúde dos fios.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de queda capilar. Isso pode estar ligado a fatores hormonais, genéticos, emocionais e nutricionais. A alimentação equilibrada, rica em vitaminas do complexo B, é uma aliada importante na prevenção e no fortalecimento dos cabelos.

“A biotina, presente em alimentos como o milho, ajuda na produção de queratina, proteína fundamental para a estrutura dos fios. Associada a uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis, ela pode auxiliar no crescimento capilar e no combate à queda”, explica Thaigra Reis, médica da clínica Novofio Perdizes, especializada em tratamentos capilares.

Além da pamonha, do curau e da canjica, outros alimentos juninos podem beneficiar o cabelo:

• Bolo de milho: além de saboroso, é uma fonte rica de vitaminas do complexo B e fibras.

• Pipoca (sem manteiga e com pouco sal): contém polifenóis, que ajudam na proteção celular e melhoram a circulação do couro cabeludo.

• Cuscuz de milho: leve e nutritivo, é fonte de zinco, mineral que contribui para a regeneração dos tecidos e fortalecimento dos fios.

• Amendoim: presente na paçoca e no pé de moleque, é rico em vitamina E e ácidos graxos, que auxiliam na hidratação e no brilho dos cabelos.

• Quentão de gengibre (sem álcool): o gengibre tem ação anti-inflamatória e pode estimular a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento capilar.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade