Fernanda Torres se tornará membro da Academia do Oscar? Confira!
A atriz e outros nove profissionais brasileiros foram convidados a integrar a equipe da organização
Nesta quinta-feira (27), Fernanda Torres apareceu na lista de convidados a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável por organizar o Oscar. Além da atriz, outros brasileiros também poderão se tornar membros da instituição.
Fernanda Torres no Oscar
Todos os anos, a Academia convida profissionais do meio cinematográfico a se juntarem ao grupo que vota para selecionar os indicados e vencedores da premiação. Normalmente, aqueles que concorrem à estatueta são chamados. Em 2025, 534 artistas compõe a lista divulgada, entre eles, Fernanda Torres, um dos nomes cotados ao prêmio de Melhor Atriz por seu papel em 'Ainda Estou Aqui'.
A vencedora da categoria, Mikey Madison, também recebeu o convite. Entretanto, fugindo do costume da organização, as concorrentes Demi Moore e Karla Sofía Gascón não foram chamadas. Em um comunicado, a Academia esclareceu que "a seleção dos membros se baseia em qualificações profissionais, com um compromisso contínuo com a representação, inclusão e equidade o que permanece como uma prioridade".
Brasileiros votantes
Além disso, segundo as regras do Oscar, os convidados são definidos após recomendações de pelo menos dois membros ao conselho. Atualmente, profissionais brasileiros, como Fernanda Montenegro, mãe de Torres já fazem parte da equipe.
Assim, com a atriz e os outros roteiristas, diretores e figurinistas convidados, mais dez figuras nacionais compor o quadro de votantes da premiação. Especialistas apontam que o número significativo indica uma tentativa da organização de diversificar o perfil dos membros.
Por isso, neste ano, estima-se que, entre os que receberam o convite, 45% minorias e 55% sejam nativos de territórios fora dos Estados Unidos. Esses artistas, no entanto, podem recusar a oportunidade. Mas, caso todos aceitem, a Academia passará a ter 11.120 membros no total, sendo 10.142 com direito a voto.
Desta forma, estarão entre eles os brasileiros Claudia Kopke, Adrian Teijido, Heitor Lorega, Maria Carlota Bruno, Murilo Hauser, Daniela Thomas, Daniel Filho, Gabriel Mascaro e Eliza Capai.