Existem exercícios mentais para fortalecer o cérebro. Estes são os recomendados por especialistas
Diminuir o estresse é o segredo para melhorar a memória e a cognição
Hoje em dia, o estresse se tornou um companheiro comum para milhões de pessoas. De fato, segundo um estudo, mais de 40% da população em idade produtiva relata ter experimentado altos níveis de estresse. E não é à toa: vivemos em uma era de estímulos constantes, notícias incessantes e demandas de trabalho que, combinadas com problemas cotidianos, podem ter um impacto profundo na mente.
Em um país como o Brasil, onde persistem certos estigmas em torno do bem-estar emocional e o atendimento psicológico nem sempre é acessível, é importante discutir o tema com responsabilidade.
Não se trata de substituir o tratamento profissional, mas sim de aprender ferramentas simples e práticas que qualquer pessoa pode aplicar em casa para fortalecer a saúde mental.
Leia também: Problemas cognitivos não diagnosticados podem atrapalhar a vida adulta?
Reconhecer as emoções é o primeiro passo
Segundo o psicólogo Javier Romero, da Universidade Nacional Autônoma do México, a primeira coisa a fazer é parar de lutar contra o que sentimos. "Dê a si mesmo permissão para sentir o que quer que esteja sentindo — vontade de chorar, tristeza, medo, angústia, frustração, raiva. Não se julgue por sentir".
Reconhecer e nomear emoções traz benefícios reais: um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostrou que rotular sentimentos reduz a atividade da amígdala, a parte do cérebro que responde ao estresse.
...
Veja também