Existe uma forma saudável de segurar gases em público? Médico revela
A dificuldade de conter o pum pode ser indicar problemas de saúde
Muita gente já deve ter experienciado um momento um tanto quanto constrangedor — o de sentir vontade de soltar gases quando se está em público. Para contornar essa situação, geralmente, apenas uma solução vem à mente: segurar o "pum".
O problema é que, embora este hábito pareça inofensivo, ele pode ser potencialmente perigoso para à saúde. Ao MinhaVida, a gastroenterologista Fernanda Rodrigues Gouveia da Mata, explica a razão pela qual segurar os gases pode não ser uma atitude aconselhável.
Leia também: Não consegue soltar pum? Veja o que os gases podem revelar sobre sua alimentação
O que causa gases?
Os gases abdominais são gerados pela digestão de alimentos que produzem gases através de bactérias. A flatulência, por sua vez, é a sensação de movimento dentro do intestino, causada por esses gases. Eles, na maioria das vezes, são incômodos, e tendem a ser liberados por meio de flatos pelo reto, popularmente conhecidos como "puns".
"Normalmente as pessoas podem eliminar em média cerca de 13 'puns' diários, o que é fisiológico e auxilia no alívio da tensão abdominal, o problema é quando essa vontade ocorre em local inapropriado cercado por pessoas, o que pode trazer constrangimento pelo barulho e mau cheiro".
Por que não devemos segurar os gases?
Conforme a especialista, não é recomendável segurar os gases, pois isso pode causar uma grande distensão dos intestinos e, por consequência, gerar sintomas como:
...
Veja também
Gases (flatulência): sintomas, o que causa e como eliminar
Não consegue soltar pum? Veja o que os gases podem revelar sobre sua alimentação
O corpo alerta para o Alzheimer muito antes do cérebro; a pista está no intestino