Estas são as razões pelas quais você deve tirar os sapatos assim que chegar em casa, de acordo com a ciência
Ao entrar em casa com calçados, você traz bactérias e substâncias tóxicas que podem colocar a saúde da sua família em risco.
Tirar os sapatos ao chegar em casa é um costume profundamente enraizado em muitos países. No Japão, por exemplo, tirar os sapatos ao visitar a casa de outra pessoa é um sinal de respeito e também uma forma de manter a limpeza e a organização.
O hábito é tão comum que as casas japonesas costumam ter uma área de entrada chamada "genkan", onde os moradores sempre deixam os sapatos antes de entrar. E, desde a pandemia, muitas pessoas passaram a adotar esse costume em casa — não necessariamente por influência japonesa, mas por praticidade e para melhorar a higiene do lar. Segundo a ciência, trata-se de uma atitude inteligente para nos proteger de ameaças invisíveis.
Leia mais: Não limpa e ainda faz mal à saúde: essa mistura de limpeza é um verdadeiro PERIGO!
Se não tirarmos os sapatos, levamos para dentro de casa tudo o que pisamos na rua
Além da poeira que gruda nas solas, ao chegar em casa do trabalho ou da rua, trazemos diversos tipos de sujeira e microrganismos. Um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology confirmou que calçados usados em ambientes externos acumulam bactérias, alérgenos e substâncias químicas tóxicas — muitas delas associadas a sérios problemas de saúde.
...
Veja também
Médico revela sua principal estratégia para aumentar a imunidade quando sente uma gripe chegando
Comer esse alimento diariamente pode ser a chave para aumentar sua imunidade
Nem laranja, nem limão: essa fruta brasileira é a mais rica em vitamina C