Esse hábito que muita gente tem no banheiro aumenta em quase 50% as chances de ter hemorroidas
Médicos alertam que um costume aparentemente inofensivo no banheiro pode desencadear hemorroidas e outras complicações
Você costuma usar o celular, ler um livro, revista ou jornal para se distrair enquanto está no banheiro? Saiba que esse hábito pode trazer problemas à saúde e deve ser evitado.
Um estudo publicado na revista PLOS One apontou que pessoas que utilizam o celular enquanto estão no vaso sanitário têm 46% mais risco de desenvolver hemorroidas do que aquelas que não têm esse hábito. Isso porque, segundo os pesquisadores, o uso do smartphone tende a prolongar o tempo sentado no vaso, muitas vezes acima de cinco minutos por visita.
O principal problema causado por esse costume é a hemorroida, que surge quando as veias da região do reto e do ânus acabam inchando e causando dores, ardência e até sangramento durante ou após as evacuações.
Segundo André Augusto Pinto, gastroenterologista, cirurgião geral e coordenador da Clínica Gastro ABC (SP), isso ocorre porque permanecer sentado por muito tempo no vaso sanitário reduz a circulação nas veias do ânus. "Essa diminuição resulta na dilatação dos vasos e, consequentemente, no aparecimento das hemorroidas", explica.
"Quanto mais dilatadas essas veias, maior a dor local e o sangramento. O esforço repetitivo para evacuar, especialmente em pessoas com intestino preso ou fezes muito ressecadas, também dificulta a drenagem do sangue da região", acrescenta o especialista.
Como tratar as hemorroidas?
...
Veja também
Hemorroida: sintomas, como tratar e se tem cura
6 remédios para hemorroida e como usar
5 opções de pomadas para hemorroida