Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ela não prejudica só as emoções: 6 partes do corpo que a ansiedade mais afeta

Psicólogo explica como a ansiedade pode afetar diferentes partes do corpo e veja dicas para aliviar esses sintomas no dia a dia.

25 fev 2025 - 13h08
(atualizado em 25/2/2025 às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Se tem uma coisa que a ansiedade sabe fazer, é bagunçar não só a mente, mas também o corpo todo. Coração acelerado, músculos tensionados, dor de estômago... Se você já passou por isso, sabe bem o que é ter uma crise.

O que pouca gente imagina é que esse impacto vai muito além do nervosismo do momento — a ansiedade pode afetar diversas partes do corpo de formas que nem sempre associamos a ela. Para entender as regiões mais afetadas e por que isso acontece, conversamos com Wanderson Neves, psicólogo da clínica Mantecorpo. Confira as 6 partes do corpo que a ansiedade mais afeta:

Leia mais: Dificuldade em aceitar ajuda é uma característica comum de pessoas que passaram por essas 4 situações na infância

1. Peito

Se o seu coração dispara em momentos de ansiedade, saiba que isso é normal. Sensação de aperto, palpitações e até dor no peito são sintomas comuns e podem ser confundidos com problemas cardíacos. "O corpo entra em estado de alerta e libera hormônios como a adrenalina, acelerando os batimentos e causando essa sensação", explica Neves.

2. Estômago

Tem gente que sente frio na barriga antes de uma situação importante, mas a ansiedade pode ir além e causar dores, náusea, diarreia ou constipação. Isso acontece porque o intestino e o cérebro estão intimamente conectados. "O estresse e a ansiedade podem alterar o funcionamento do sistema digestivo, desencadeando desconfortos gastrointestinais", afirma o especialista.

3. Pele

...

Veja mais

Veja também

Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): sintomas e tratamentos

As pessoas mais felizes e com níveis mais baixos de ansiedade usam estas três regras para encarar a vida de uma maneira diferente

Pornografia faz mal? 5 efeitos do vício no cérebro

Se você puder responder a essas perguntas honestamente e a maioria delas for "sim", é hora de deixar seu emprego

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade