E se a força das suas mãos pudesse dizer quanto tempo você viverá? A força de preensão é um indicador rápido e fácil de longevidade
A força de preensão é um indicador silencioso, mas poderoso, da nossa saúde e longevidade.
Você pode não prestar muita atenção à força das suas mãos, mas a ciência há tempos a aponta como um marcador confiável da sua saúde geral — e, em especial, da sua longevidade. A força de preensão — ou, em outras palavras, a nossa capacidade de não deixar o celular ou a louça cair enquanto a lavamos — revela muito mais do que parece.
De fato, a capacidade de segurar com firmeza pode prever tudo: desde o tempo de vida até a qualidade dessa vida. Quanto mais forte for a sua pegada, maior a chance de viver mais e melhor. Isso ocorre, em parte, porque uma boa força de preensão costuma refletir uma musculatura ativa e funcional, especialmente em pessoas com mais de 50 anos.
Um gesto simples com grandes implicações
A força de preensão — ou seja, a força com que conseguimos fechar a mão em torno de um objeto — tem sido uma medida usada por médicos e fisioterapeutas há décadas, especialmente na reabilitação de lesões. Mas as pesquisas mais recentes vão além: estudos com milhares de participantes revelaram que pessoas com força de preensão fraca têm maior risco de desenvolver diversas doenças. Além disso, uma pegada menos firme está associada a maior risco de quedas, fraturas e perda de autonomia. Coisas simples como manter o equilíbrio ao tropeçar, carregar uma sacola de compras ou se segurar em um corrimão podem fazer toda a diferença.
...
Veja também
Para maiores de 50 anos: esses 6 exercícios têm o poder de fazer seu joelho ficar como novo
Estes são os três hábitos saudáveis de Richard Gere para se manter em forma aos 75 anos
Quatro dietas que podem ajudar a viver mais, segundo a ciência