Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Diego Fernández, engenheiro químico: "Eu uso bicarbonato de sódio misturado com água para limpar paredes ou tênis"

O especialista explica como preparar uma pasta simples com água ou sabão líquido para aproveitar a ação mecânica do ingrediente e remover manchas difíceis sem estragar as superfícies.

3 nov 2026 - 16h06
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O engenheiro químico Diego Fernández recomenda uma mistura simples de bicarbonato de sódio com água para remover manchas difíceis em paredes, rodapés e borrachas de tênis. Segundo o especialista, o segredo dessa pasta de limpeza caseira, barata e acessível, reside na baixa solubilidade do bicarbonato em água fria, o que confere à mistura uma textura levemente abrasiva e altamente eficaz para esfregar e eliminar marcas que produtos multiúso convencionais não conseguem tirar.
Foto/ ChatGPT
Foto/ ChatGPT
Foto: Minha Vida

Marcas de atrito nas paredes, manchas de sapatos nos rodapés e aquela borracha lateral do tênis que perdeu o branco original costumam levar muita gente a esfregar lenços umedecidos ou qualquer produto multiúso à mão, quase sempre sem sucesso. No entanto, existe uma alternativa barata, acessível e muito mais eficiente que você provavelmente já tem no armário: o bicarbonato de sódio.

Diego Fernández, engenheiro químico e divulgador científico nas redes sociais, ensina a criar uma pasta de limpeza caseira usando apenas duas medidas básicas:

"Eu uso essa mistura para limpar paredes e a lateral da sola dos sapatos. A chave está em aproveitar a textura que se forma ao umedecer o bicarbonato, pois ele tem a grande vantagem de ser pouco solúvel em água."

Veja também: Descubra as causas e saiba como combater o chulé

A química da limpeza: por que a pasta funciona tão bem?

A baixa solubilidade do bicarbonato em água fria é exatamente o segredo da sua eficácia:

...

Veja mais

Veja também

Segundo este famoso matemático chinês, a chave para a felicidade não está na saúde, no dinheiro ou no amor

Treine seu cérebro para ser feliz: dicas para estimular a felicidade e aumentar o bem-estar

A planta de folhas exuberantes é perfeita para banheiros pequenos e que precisam de pouca luz para crescer

Diego Fernández, engenheiro químico: "Eu uso bicarbonato de sódio misturado com água para limpar paredes ou tênis"

Minha Vida
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra