Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia de Papa Inocêncio XI, o "pai dos pobres"

Dia 12 de agosto celebra o dia de Bento Inocêncio XI, que reformou a Igreja e tornou-se Papa em 1676

12 ago 2025 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 12 de agosto, a comunidade católica celebra o dia de Bento Inocêncio XI, eleito como papa em 4 de outubro de 1676. Nascido em 16 de maio de 1611, na cidade de Como, na Itália, Bento Odescalchi foi reconhecido como um dos pontífices mais importantes do século XVII. Ganhou o título de "pai dos pobres" por seu compromisso com os necessitados e pela sua integridade à frente da Igreja Católica.

Dia 12 de agosto celebra o dia de Bento Inocêncio XI, conhecido como o “pai dos pobres” e Papa Inocêncio XI; conheça sua história
Dia 12 de agosto celebra o dia de Bento Inocêncio XI, conhecido como o “pai dos pobres” e Papa Inocêncio XI; conheça sua história
Foto: Reprodução: Youtube / Bons Fluidos

Em 4 de outubro de 1676, tornou-se o Papa Inocêncio XI. Durante seu pontificado, que durou até 1689, combateu abusos, lutou contra o nepotismo e aboliu o cargo de cardeal nepote. Seu governo marcou-se por reformas nos costumes sociais e medidas econômicas rigorosas, que eliminaram o déficit do tesouro papal em apenas dois anos.

Reformador e defensor da moral

Antes de se tornar papa, Odescalchi estudou Direito e ocupou cargos importantes na administração pontifícia, como governador de Ferrara e bispo de Novara. Nomeado cardeal por Inocêncio X, destacou-se pela postura firme e vida austera. Ao assumir o papado, insistiu na pureza da fé e na moral da Igreja, incentivando a comunhão frequente e a formação de monges. Viveu com simplicidade e esperava que os cardeais seguissem o mesmo exemplo.

Conflitos com reis e teólogos

O pontífice entrou em choque com o rei Luís XIV da França ao se opor à Declaração dos Quatro Artigos (1682), que defendia as liberdades galicanas e limitava a autoridade papal. Mesmo quando tropas francesas ocuparam Avinhão, Inocêncio XI não cedeu à pressão do monarca. Ele também se mostrou reticente em relação aos jesuítas e condenou o teólogo espanhol Miguel de Molinos, em 1687.

O período de seu pontificado coincidiu com o avanço do Império Otomano sobre a Europa. Ao perceber o risco, o papa incentivou a formação da Santa Liga, que uniu reinos cristãos para defender Viena e Budapeste. Seu apoio foi decisivo para a vitória do rei polonês João Sobieski sobre os turcos na Batalha de Viena (1683), um marco na contenção da expansão otomana no continente.

Legado e beatificação

Inocêncio XI faleceu em 12 de agosto de 1689, em Roma, sendo sucedido por Alexandre VIII. Sua memória permaneceu ligada à justiça social, à disciplina e à defesa intransigente da fé. Venerado como santo por muitos fiéis, foi oficialmente beatificado pelo papa Pio XII, em 1956.

Oração para B. Inocêncio XI

"Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições. Que nas famílias reine a paz e a tranquilidade, afastem-se todas as desgraças, tanto corporais como espirituais, especialmente o pecado. Alcançai do Senhor a graça que vos suplicamos, obtendo-nos finalmente que, ao terminar nossa vista, neste vale de lágrimas, possamos louvar a Deus."

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade