Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vai de rosbife no final do ano? Aprenda a deixar a carne no ponto perfeito

Macio e bem temperado: assim ficará seu rosbife depois dessas dicas

30 dez 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Aprenda a fazer um delicioso rosbife
Aprenda a fazer um delicioso rosbife
Foto: Daniel Teixeira|Estadão

Alguns preferem um rosbife mais mal passado, mantendo o centro bem rosado e suculento, enquanto outros optam por uma carne um pouco mais bem passada. Independentemente da preferência, é inegável que esse prato tão famoso é uma ótima opção para grandes festividades, como o Réveillon.

Além do delicioso sabor, o rosbife também contribui para a atmosfera da ceia, sendo o prato central que rouba a cena na mesa de celebração. A apresentação cuidadosa do rosbife fatiado, acompanhado de legumes e especiarias, adiciona um toque de elegância e tradição à sua reunião de fim de ano.

O chef Amílcar Azevedo, do restaurante NOU, entende tanto de carnes que resolveu responder todas as dúvidas sobre rosbife. Depois dessas dicas, sua ceia e receitas ficarão ainda mais especiais.

Qual é a melhor carne para preparar o rosbife? Há alguma recomendação específica em relação ao corte da carne?

"Os mais tradicionais são filé mignon e lagarto, mas pessoalmente gosto de fazer com bife ancho ou um quarto de contra filé", analisa Amílcar.

Quais são os temperos e marinadas ideais para realçar o sabor do rosbife?

Veja também: Manual Completo do churrasco caseiro

Qual é o melhor método de cozimento do rosbife?

"Antes de tudo, eu gosto de selar a carne na chapa e deixá-la bem tostada na parte externa. Depois, faço o cozimento da parte interna no forno a 180° por 20-25 minutos. Para essa segunda parte, os melhores equipamentos são ou um termocirculador, ou um forno combinado."

Quais são os acompanhamentos perfeitos para o rosbife?

"A dica é simples: não apresse o processo e preste atenção no preparo. Sele bem a parte externa, espere caramelizar mesmo, e só então leve para cozer na parte interna. Um segredinho do preparo é adicionar um pouquinho de açúcar na marinada para quando for levada ao fogo, a caramelização ficar mais encorpada. Essa reação ajuda no tostar da carne."

As melhores sobremesas do mundo em 2023 As melhores sobremesas do mundo em 2023

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade