Se você chora ao cortar cebolas, é porque você quer: existe um truque comprovado pela ciência para evitar isso e que realmente funciona
A cebola se defende do corte liberando um gás irritante, ao qual os olhos reagem produzindo lágrimas.
É tão clichê quanto uma verdade inegável: cortar ou picar cebolas faz nossos olhos lacrimejarem. O cinema já explorou esse fenômeno inúmeras vezes, encaixando-o em cenas de comédia e drama. Mas, em casa, não precisamos passar por esse desconforto — a menos que você esteja precisando de um motivo para desabafar, é claro.
O fato é que choramos ao cortar cebola por razões puramente científicas. As células desse vegetal contêm compostos de enxofre e enzimas que, ao se combinarem, produzem o sulfóxido de tiopropanal (também chamado de sulfato de alila), um parente do gás lacrimogêneo. Esse gás sobe naturalmente e entra em contato com nossos olhos após ser inalado pelas vias nasais. Em resposta a essa irritação, nossos olhos começam a produzir lágrimas em excesso como forma de defesa.
O problema piora porque o sulfato de alila se transforma em ácido sulfúrico ao entrar em contato com a água das lágrimas, o que intensifica ainda mais a irritação. Resultado: quanto mais cortamos cebolas, mais choramos — a não ser que tomemos algumas medidas.
Por que o frio é o melhor aliado contra o choro
Você pode proteger os olhos usando óculos ou recorrer a truques caseiros que ajudam a reduzir o lacrimejamento. No entanto, existe um método muito mais antigo, simples e cientificamente comprovado que realmente funciona: resfriar as cebolas antes de cortá-las.
...
Veja também
Bolo de iogurte fitness: aprenda a fazer essa receita saudável e prática
Crepe fit de aveia: receita saudável para o café da manhã ou lanche
Uso uma airfryer há um ano. Esses são os truques que eu gostaria de ter conhecido desde o início