Sanduíche de pernil de cordeiro para depois da ceia
Sanduíche de pernil de cordeiro para aproveitar as sobras
Prepare um super sanduíche de pernil de cordeiro com a sobra da carne. O sanduíche também pode ser preparado com o peito de um peru, ou com um pernil de porco. Para deixar o sabor da carne escolhida mais intenso é importante assá-la na véspera. E, com isso o sanduíche fica muito mais gostoso.
Para essa receita eu utilizei as sobras de um pernil de cordeiro servido no dia anterior. Mas, tanto os ingredientes quanto as recomendações a seguir valem para outras carnes, inclusive uma carne como o lagarto redondo assado na panela de pressão.
Para rechear o sanduíche acrescentei lascas de queijo parmesão, tomate e uns raminhos de brocolis. E muita mostarda! Ficou muito bom.
Receita
Porções: 6 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes:
- Sobras de carnes assadas já prontas como
- pernil de cordeiro - peito de peru - pernil de porco
- 1 xícara de queijo parmesão cortado em lascas
- 1 2 xícaras de sobras de brocolis cozidos ou folhas de rúcula
- 2 tomates cortados ao meio no cumprimento e novamente ao meio
- Pão de forma ou pão francês
- 1 / 2 colher de chá de mostarda por sanduíche
- 1 / 2 colher de chá de azeite de oliva por sanduíche
- Ingredientes para um pernil de cordeiro
- 1,8 kg de perna de cordeiro
- 1 xícara | 240 ml de vinho tinto
- 1 colher de sopa de mostarda
- 4 dentes de alho descascados
- 2 colheres de chá de sal
- 1 galho de tomilho fresco
- 1 xícara de água
Instruções:
- Para o sanduíche, primeiro espalhei um pouco de mostarda em uma das fatias de pão, em seguida acrescentei pelo menos quatro fatias bem finas do cordeiro, alguns pedaços de queijo parmesão novo - mais macio. E, como sobrou como brócolis do almoço, não tive dúvida, distribui algumas flores no meio da carne. E ainda algumas fatias de tomate.
- Passei um fio de azeite na parte interna das outras fatias ou metades do pão e fechei os sanduíches. Segure o sanduíche contra uma tábua com uma das mãos e corte-o ao meio com uma faca de serra.
- O pernil de cordeiro também pode ser preparado especialmente para rechear sanduíches. O seu preparo ee dividido em etapas, o que facilita bastante o trabalho, principalmente se for serví-lo em uma festa.
- Dois dias antes, lave rapidamente a perna na água corrente, seque-a com papel absorvente. Faça quatro furos na carne e espete os dentes de alho até desaparecerem.
- Esfregue a perna com o sal misturado com a mostarda. Em seguida, acomode a perna de cordeiro em uma assadeira forrada com folha de alumínio. Coloque os ramos de tomilho sobre a perna, molhe-a com o vinho e feche a assadeira com outra folha. Deixe na geladeira até a hora de assar no dia seguinte.
- Asse a perna de cordeiro coberta por uma hora. Retire a folha de alumínio de cima e continue assando-a até dourar, aproximadamente mais meia hora. O forno deve ser alto, 220° C. Na hora de retirar a folha de alumínio que cobre a perna de cordeiro observe se o líquido da assadeira está secando. E, nesse caso você pode acrescentar metade da água quando retirar a folha de alumínio que o cobre.
- Escorra o molho de vinho que ficou na assadeira para uma panela, experimente, acerte o sal a gosto e dissolva uma colher de chá de manteiga no molho. Se a quantidade de molho for pouca, acrescente mais um pouco de vinho e, se tiver em casa uma xícara de caldo de carne.
Notas
Calcule 200 gramas de carne para cada convidado, incluído o peso do osso. Em alguns açougues é possível pedir retirarem parte do osso.