Salgadinho de aipim com carne seca
Salgadinho de aipim com carne seca
13 fev
2022
- 13h25
(atualizado em 13/3/2022 às 18h49)
Exibir comentários
Salgadinho de aipim com carne seca é um aperitivo sem fritura com os dois ingredientes mais tradicionais da cozinha brasileira. Porém, de maneira renovada. Eu adora essa receita porque é fácil de fazer, e é perfeita para servir antes de um jantar, e até mesmo como uma pequena entrada. O aipim, ou a mandioca, ou a macaxeira, é naturalmente macia, portanto combina com a carne seca mais firme. É o tipo de entradinha para uma feijoada ou um churrasco.
A foto foi feita pelo Tadeu Brunelli para o meu livro Salgadinhos e bolinhas, editado pelo Publifolha, à venda em sebos e livrarias. O livro tem muitas receitas de doces e salgadinhos fáceis de fazer e muito gostosas.
Receita
Porções: 20 unidades
Tempo de preparo: 40 minutos + 24 dessalgando
Ingredientes:
- Para a carne seca
- 150 g de carne-seca
- 1 cebola
- Suco de 1/2 laranja pera
- Sal
- Para a bolinha de aipim
- 500 g de aipim (mandioca)
- 1/4 de pimentão vermelho
- Sal
- Pimenta-rosa em grão
- 1/2 xícara de creme de leite
- 1 colher de sopa de salsa e de
- cebolinha picadinha
- 1 colher (sopa) de azeite
Instruções:
- Na véspera, deixe de molho a carne-seca e troque a água algumas vezes. No dia seguinte, cozinhe a carne-seca na água fervente; repita essa fervura, até a gordura derreter, mais uma ou duas vezes.
- Descasque a cebola e corte em fatias finas no sentido do comprimento. Cozinhe a cebola em uma frigideira com o fogo bem baixinho, até começar a dourar. Acrescente o suco de laranja e misture. O suco vai evaporar e o açúcar da fruta vai ajudar no sabor e na cor da cebola. Acrescente a carne-seca desfiada em pedaços pequenos e tempere com sal a gosto. Cozinhe o aipim descascado apenas coberto com água e uma pitada de sal. Escorra. Amasse os pedaços com um garfo ou no processador de alimentos - neste caso, utilize a tecla pulsar, pois não é para obter um purê muito cremoso. Acrescente o pimentão cortado em pedaços bem pequenos, a salsa, a cebolinha, os grãos de pimenta-rosa esmagados em um pilão e sal a gosto.
- Por último, até conseguir enrolar a massa em bolinhas, vá adicionando, alternadamente, um pouco de azeite e um pouco de creme de leite - nem sempre será preciso utilizar toda a quantidade de creme e de azeite indicada na receita.
- Sirva pequenas porções de carne-seca acebolada com as bolinhas de aipim em um prato pequeno.
- A foto é do Tadeu Brunelli e a receita é do meu livro Brigadeiro e bolinhas. < href=https://www.cozinhadamarcia.com.br/receita/receitas-para-festas-e-casamentos target=_blank>Clique para saber mais.