PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

4 dicas para preparar uma lancheira saudável para os filhos

Alimentos saudáveis, que agradam os seus filhos e trazem variedade, são essenciais na hora de preparar uma lancheira saudável; veja dicas

15 fev 2024 - 14h01
Compartilhar
Exibir comentários

Se alimentar bem é essencial em qualquer fase da vida, mas na infância isso é ainda mais importante, pois ajudano desenvolvimento físico, mental e emocional. Em alguns casos, problemas como a obesidade, podem ser evitados se houver bons hábitos alimentares na fase pediátrica.

Saiba como montar uma ótima lancheira saudável
Saiba como montar uma ótima lancheira saudável
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Em casa, muitos pais tomam conta da dieta dos filhos, dando preferências para comidas naturais e nutritivas, auxiliando a evitar o consumo de doces, refrigerantes, salgadinhos e alimentos similares. Todavia, é na escola que às vezes esse cuidado fica de lado, por conta do consumo de guloseimas em cantinas.

Nesse sentido, uma alternativa para isso é montar uma lancheira saudável para os pequenos lancharem ou almoçarem na escola:

Explore a variedade

De acordo com a endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato, essa é a primeira questão que deve ser levada em conta. "Uma lancheira equilibrada deve conter uma combinação de alimentos de diferentes grupos, como frutas, vegetais, proteínas, carboidratos e laticínios", instrui.

Dessa forma, a criança vai receber os nutrientes essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento.

Faça substituições saudáveis

Outra dica de ouro para uma lancheira saudável é trocar alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas por opções mais naturais e minimamente processadas.

Biscoitos industrializados, por exemplo, podem ser trocados por versões integrais e preferencialmente caseiras. Os refrigerantes e sucos de caixinha também não são uma boa opção para lancheiras. O melhor mesmo é priorizar a hidratação com água!

Seja criativo

A lancheira saudável também é uma oportunidade para incentivar o consumo de frutas e vegetais, fazendo uma apresentação criativa. Cortar frutas em pedaços pequenos ou criar modos diferentes de apresentá-las, como nos espetinhos, pode tornar esses alimentos mais atrativos para as crianças.

Considere a preferência dos pequenos e incentive-os a participar

Dra. Lorena ressalta a importância de considerar restrições alimentares e preferências individuais dos filhos.

Mesmo com o objetivo de criar uma lancheira saudável, dá para optar por alimentos que os pequenos curtam comer. Aliás, melhor ainda se eles participarem das escolhas.

"Envolvê-la na preparação da lancheira e explicar a importância de cada alimento contribui para a formação de hábitos alimentares conscientes", comenta a endocrinologista.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade